Ataque cardíaco (infarto) | Biblioteca Virtual em Saúde MS O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las.
De acordo com as estatísticas, dos pacientes enfartado que conseguem chegar ao hospital, apenas 4% dos jovens morrem, contra 21% de óbitos dos idosos. Mesmo que o paciente mais jovem tenha aterosclerose, a lesões na coronária são menos complexas, e com menos vasos comprometidos.
No infarto, o principal objetivo é desobstruir rapidamente a artéria. A escolha do método vai depender das condições clínicas do paciente (existência de doenças prévias), da gravidade do infarto e dos equipamentos existentes no hospital. O tratamento mais eficaz para o desentupimento da artéria é cateterismo cardíaco com a angioplastia imediata. Porém, dependendo da localização da artéria e o grau de calcificação, pode não ser possível utilizar este método.
O fato é que está cada vez mais frequente nos depararmos com casos de vítimas de um infarto do miocárdio na faixa dos 20, 30 ou 40 anos. E isso está muito relacionado hoje ao estilo de vida que levamos.
Porém, por ser um processos mais complexo, pode ocorrer horas depois da morte.5 – A digestão continua Como as bactérias que estão presentes no nosso corpo, especialmente as que ficam no interior do intestino, não morrem todas ao mesmo tempo, o trabalho continua.
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
A doença é um distúrbio hereditário no coração que leva ao aumento do risco de síncope e morte súbita. Problemas de saúde não são os únicos responsáveis por mortes durante o sono. Existem ainda outros fatores que podem fazer uma pessoa morrer dormindo, como uma overdose.
Como o tratamento tem de ser feito no hospital, assim que os primeiros sintomas surgem é importante chamar logo o SAMU, e se houver perda de consciência é importante que seja feita uma massagem cardíaca até que a ajuda médica chegue. Aprenda como fazer a massagem cardíaca corretamente.
Além disso, sintomas como dor nas costas, braço, pescoço ou mandíbula, náusea, vômitos, e sensação de medo são mais comuns de ocorrer nas mulheres, em comparação aos homens. Confira mais detalhes sobre os sintomas de infarto na mulher.
Parada cardiorrespiratória: saiba quais são as principais causas A parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e a pessoa para de respirar. Nessa situação, a ajuda médica precisa ser acionada imediatamente, e enquanto o atendimento é aguardado, a massagem cardíaca deve ser iniciada para que o coração volte a pulsar.
A aspirina ajuda a diminuir os riscos de morte por infarto pois tem a função inibidora de plaquetas. As plaquetas são fragmentos celulares que circulam no sangue e formam coágulos diante de lesões. Caso essas plaquetas se acumulem nas placas de gordura das paredes das artérias, podem formar coágulos (trombose) e estreitar ou obstruir a artéria.
Os principais sintomas são a dor e queimação no peito, dor irradiada para a mandíbula e braço, sensação de indigestão, falta de ar intensa, cansaço e suor frio. A intensidade do sintoma pode variar conforme a gravidade da lesão no miocárdio. Quanto mais forte for a dor, por exemplo, mais grave é a lesão.
A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo. O Zohar fala que a Tzelem/sombra da alma começa a deixar o corpo 30 dias antes da morte.
Wagner conta também que alguns espíritos ficam um tempo em locais de repouso para se refazerem da transição e libertação final do corpo e logo estão entre seus amigos e entes queridos, em locais cheios de paz e harmonia, prontos a continuarem seus processos de evolução pessoal e de ajuda a seus semelhantes.
Se a vítima parou de respirar, ela teve uma parada cardíaca. Inicie com urgência a massagem cardíaca e ligue para o serviço de emergência 192. Clique no link azul e leia o artigo sobre como fazer a massagem cardíaca
“O termo morte súbita pode também se referir à morte não precedida de sintomas, sendo o infarto a principal causa. Outras cardiopatias e doenças neurológicas também podem ser causa de morte súbita, mas com menor frequência.” De acordo com o dr. Píspico, o infarto agudo do miocárdio ainda é a principal causa de morte em adultos.
A parada cardiorrespiratória pode ser gerada por diversas causas, e as principais correspondem a afogamento, infarto agudo do miocárdio, hemorragia, choque elétrico, infecção grave, acidentes vasculares e arritmia cardíaca. Os sintomas mais comuns de uma parada cardiorrespiratória incluem dor no peito, falta de ar, suor frio, sensação de palpitação, tonturas, desmaios e vista turva ou embaçada.
O estudo sobre a audição no momento da morte foi realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC). Na pesquisa foi constatado que a audição é o último sentido a se desligar no momento da morte.
Portanto, a faixa etária mais vulnerável a este evento específico seria a terceira idade. “Após os 40 anos de idade o paciente já apresenta sinais e sintomas do comprometimento coronariano.
Circulação colateral é um mecanismo natural de defesa do corpo contra os ateromas (placas de gordura): ao longo da vida, pequenos vasos sanguíneos crescem ao redor dos grandes, desenvolvendo canais de escoamento. Desta forma, o paciente idoso têm fluxos opcionais para o desvio do sangue em caso de entupimento e obstrução de artérias. Nos pacientes jovens, esta circulação colateral ainda não se desenvolveu, e dependendo da extensão e da artéria atingida, o infarto pode ter maior gravidade, apesar de habitualmente o jovem ter melhor capacidade de recuperação.
O que é morte súbita cardíaca? Morte súbita cardíaca é uma emergência médica séria que põe em risco a vida. Durante uma parada cardíaca súbita, o funcionamento do coração é interrompido abruptamente e sem nenhum aviso, fazendo com que a pessoa perca a consciência rapidamente.
Os sintomas de infarto, como dor no peito e suor frio, podem surgir quando ocorre um bloqueio ou entupimento de um vaso sanguíneo do coração, geralmente devido ao aparecimento de placas de gordura ou coágulo, prejudicando a passagem de sangue e provocando a morte das células musculares do coração.