13 plantas para cultivar dentro de casa
Espécies mais indicadas de plantas para sala
Veja quais são as 5 plantas que você não deve ter dentro da sua casa
As melhores plantas para banheiro
“Para não errar, evite plantas que não gostam de umidade, como cactos e suculentas”, ensina. Entre as espécies mais indicadas para o ambiente estão a jiboia, a costela-de-adão, a avenca e a aglaonema.
Plantas que Gostam de Umidade e de Sol Plantas que apreciam locais ensolarados, mas de umidade acentuada no solo são bem interessantes e podem ser incluídas em projetos de ajardinamentos, como a estrelitzia (Strelitzia reginae) , o copo-de-leite (Zantedeschia) e a cavalinha (Equisetum hyemale).
Natureza dentro de casa: 5 plantas para ter no quarto
SIM! Ter plantas no quarto pode trazer muitos benefícios para a saúde, além de deixar tudo mais bonito. As plantas purificam as impurezas do ar, eliminando possíveis toxinas que possam existir por conta da poluição da cidade, móveis etc.
Perfeitas para as condições do quarto Já algumas espécies com boa resistência em ambientes com luz indireta ou pouca luminosidade são ideais para ficarem em quartos. Alguns exemplos: espada-de-são-jorge, dracenas, costela-de-adão, filodendro, antúrio, comigo-ninguém-pode, lírio-da-paz, jiboias, cissus e bromélias.
Uma planta bastante conhecida pelo seu uso ornamental é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta). Essa planta tóxica da família Araceae possui folhas vistosas com manchas esbranquiçadas características, frutos na forma de baga e flores em espádice.
Em um vaso qualquer, plante uma muda de comigo-ninguém-pode e enfie dois pregos na terra, um de cada lado da planta, tomando cuidado para não se machucar. Em seguida, coloque o vaso na porta de entrada de sua casa. Ao fazer isso, repita três vezes a frase: "Na minha casa ninguém vai colocar mau-olhado".
"Das 339 intoxicações com vegetais ocorridas em 2008, o comigo-ninguém-pode foi a recordista com 107 casos", afirma Maria Gorete. Essa planta provoca necrose na pele onde sua seiva toca e, se ingerida, pode provocar edema nos lábios, na língua e nas cordas vocais, ocasionando asfixia.
A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça. A 'camará' causa diarreia, vômitos e fotofobia.
Diferentemente de grande parte das plantas para cultivo doméstico, não é recomendado que a planta comigo ninguém pode esteja exposta diretamente ao sol durante todo o tempo, de modo que é melhor que ela esteja em áreas onde há abundância de sombra durante a movimentação do sol.
Deve ser rico em matéria orgânica e receber regas frequentes, porque a comigo-ninguém-pode aprecia umidade. Uma dica é trabalhar com a receita de terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção de 1:1:1. Para plantio em vasos, faça uma camada de drenagem.
O comigo ninguém pode ao sentir o ambiente muito carregado começa a verter água de suas folhas, como se estivesse chorando, isso acontece geralmente quando você recebe uma visita muito negativa em sua casa ou quando o ambiente está carregado.
Algumas plantas conseguem eliminar o excesso de água em estado líquido através de suas folhas. O nome desse processo é gutação (ou sudação) e ele ocorre em estruturas situadas nas bordas da folhas chamadas de hidatódios ou poros aquíferos.
A planta jiboia é uma ótima escolha para quem está começando a cuidar de plantas dentro de casa. Ela é considerada protetora e sagrada, mas também é muito famosa por suas folhas em formato de coração, variando entre a coloração verde e amarela.
Coloque o ramo em um recipiente com água e espere as raízes aparecerem. Deixe a planta em um local iluminado, mas sem sol direto. Quando as raízes estiverem aparentes, com 5 cm, em média, transplante a muda para um vaso com substrato úmido e rico em matéria orgânica.
Como fazer muda de jiboia
Em alguns dias, a muda vai pegar e a planta vai passar a crescer. Há quem prefira fazer isso usando água; dizem até que ela cresce mais rápido assim. Assim que você cortar o galho da jiboia-mãe, coloque-o num vaso com água limpa. Não precisa ser muita água, só o suficiente para cobrir as raízes.
Prepare a terra com uma mistura de adubo orgânico e fertilizantes. Em seguida, forre o fundo do vaso com pedriscos para garantir a drenagem da água. Coloque a terra, ajeite a muda no centro e complete com terra até atingir a borda do vaso. Logo depois, faça a rega.