- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
É comum achar que a beterraba é uma raiz, como a cenoura e a mandioca, porém o órgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta.
As plantas são essenciais para a vida na Terra, pois fornecem alimento e oxigênio para outros seres vivos. A diversidade de plantas é fundamental para a manutenção da vida na Terra.
A flor é considerada um eficiente auxiliar da digestão e a ciarina (substância encontrada na planta) pode melhorar as funções do fígado. Amor-perfeito - Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas, sopas e guarnições. Tem sabor ligeiramente adocicado.
Elas já estão presentes na nossa culinária de maneira corriqueira: brócolis, alcachofra e couve-flor, por exemplo, são flores comestíveis. Você sabia? Além delas, existem inúmeras outras que podem ser usadas na alimentação.
Os frutos têm no seu interior a semente que vai dar origem a uma nova planta. O caule transporta os alimentos da raiz a todas as partes da planta. É o caule que sustenta as folhas, as flores e os frutos. A flor permite a reprodução da planta.
O caule sustenta a planta e faz o transporte de substâncias através da planta. A água e os sais minerais são levados através de vasos existentes dentro do caule, das raízes até as folhas, e os açúcares (produzidos na fotossíntese) são transportados das folhas até as raízes.
Explicação: A folha é a parte da planta responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento. Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta.
O que são seres autótrofos? Os seres autótrofos, também conhecidos como autotróficos, são aqueles organismos vivos que conseguem obter a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência por meio da luz solar, no processo de fotossíntese.