Presunção é o ato de presumir, ou seja, tirar uma conclusão baseado em indícios, dicas ou aparências. Etimologicamente, o termo “presunção” se originou a partir do latim praesumptionis, que significa “ideia antecipada”.
Significado de Achismo substantivo masculino [Gíria] Tendência da pessoa que avalia as situações seguindo suas próprias opiniões ou intenções, geralmente sem explicação ou motivo: preciso de uma campanha profissional, com zero de achismo.
Tendência em avaliar as situações segundo as próprias opiniões ou intenções, muitas vezes sem justificação. Exemplo de uso da palavra Achismo: Inspirado no positivismo,Durkheim queria romper com as ideias de senso comum (achismo) que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critério.
Significado de Premissa [Lógica] As proposições, maior e menor, que completam um silogismo e a partir das quais se retiram os resultados ou conclusões. Etimologia (origem da palavra premissa). Do latim praemissa.
Significado de Crítico Difícil, grave, perigoso: fez a opção no momento crítico. Que deve conduzir a mudanças. Que faz críticas, geralmente censurando, depreciando ou desaprovando o conteúdo de algo. ... expressão Senso Crítico.
Paciente grave/crítico é aquele que apresenta instabilidade de um ou mais de seus sistemas orgânicos, devido às alterações agudas ou agudizadas, que ameaçam sua vida. O paciente crítico internado numa UTI está numa situação de estresse onde suas necessidades básicas são afetadas.
Significado de Acomodado adjetivo Adaptado, conveniente.
Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.
Um pensamento crítico exige que, primordialmente, você consiga afastar crenças pessoais para analisar um problema ou questão. Comumente, ele é conhecido como aquela característica de quem consegue enxergar algo como se estivesse vendo “de fora” possui. ... Pensar de maneira crítica também envolve ser criativo e inovador.
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
O pensamento crítico tem como fundamento os conceitos categóricos, não tendo como base procedimentos ágeis, por exemplo. Nesse tipo de pensamento a lógica sempre é existente, no entanto existem mais elementos além dela, tais como recursos intelectuais, a exemplo disso podemos citar a precisão, a clareza e a relevância.
O pensamento ocorre quando nosso cérebro é o receptor de alguma informação, seja uma informação adquirida do externo, quanto um comando cerebral para o corpo. ... Pensar também é realizar funções básicas do dia-a-dia, como decidir beber água, assim como também é responsável por grandes funções, tais como amar.
7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico
O conceito se desenvolve, ou seja, passa de seu esboço para sua forma real através das determinações do pensamento, as quais a lógica nos mostra. O que é essa lógica, Hegel diz: “Pode muito bem dizer-se que a lógica é a ciência do pensar, das suas determinações e leis” (HEGEL, 1969, §19).
A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. ... O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança.
O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, isto é, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sócio-cultural da criança. O crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é, da linguagem.
1 Levando-se em consideração as diferentes formas de escrita do nome do estudioso russo Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) - Vygotsky, Vigotsky, Vygotski, Vigotskii, Vigotski, entre outras -, a forma usual neste trabalho será Vigotski, exceto as referências, as quais serão escritas conforme a grafia do texto original.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
Elaborador: Lev Vygotsky (1896-1934) É a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para organizar a realidade. Para Vygotsky, o pensamento deixa de ser biológico, como o dos primatas, para se tornar histórico-social, diferenciando o homem dos outros animais.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
Os pilares da teoria de aprendizagem de Vygotsky são:
Um dos conceitos mais importantes na teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal. A Zona de Desenvolvimento Proximal (zdp) mede exatamente a distância entre esses dois níveis, o efetivo e o potencial. ...
Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. No início da infância, explorar o ambiente é uma das maneiras mais poderosas que a criança tem (ou deveria ter) à disposição para aprender.
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. ... Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Para Vigotski a aprendizagem e desenvolvimento têm uma relação complexa, na qual a primeira- a aprendizagem- é que irá prover o desenvolvimento. ... Assim, o desenvolvimento é percebido de forma conjunta às práticas culturais e educativas, incluindo, portanto, o processo de aprendizagem.
Vygotsky entende que a base do pensamento é afetivo-volitiva, ou seja, existe uma relação muito grande do afeto que os discentes têm pela matéria e/ou pelo professor com a nossa vontade, vontade esta de aprender, de entender o que é lecionado.