Conceição Saraiva, o verbo abrir tem apenas um particípio passado — aberto.
Nesta categoria estão os verbos dizer (cujo particípio é “dito” e não dizido), fazer (“feito” e não fazido) e escrever (“escrito” e não escrevido), entre outros. O mesmo vale para os verbos derivados destes, como desdizer, refazer, sobrescrever etc.
As duas formas são corretas. Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pago e pagado são duas formas equivalentes do particípio do verbo pagar, que é um verbo abundante.
Verbos como “pegar” e “imprimir” podem ser conjugados no particípio de duas formas: pela forma regular “pegado” e “imprimido” e pela forma irregular “pego” e “impresso”. ... Após os verbos ter ou haver, devemos usar a forma regular: “havia suspendido”, “tinha ganhado”, “havia gastado”, “tinha conquistado”.
Quando o particípio do passado de um verbo em português for irregular, usasse "suspendido" com o verbo "ter" e "suspenso" com o verbo "ser". * Eles tem suspendido a emissão dos passaportes. * A emissão dos passaportes foi suspensa por eles.
A forma regular do particípio (com final em –ado ou –ido) deve ser combinada com os auxiliares “ter” ou “haver”, como ilustra este exemplo: “O presidente havia aceitado as manifestações.”
Alguns adjetivos são derivados de substantivos abstratos. Logo, é necessário procurar o radical do adjetivo para encontrar seu substantivo. Veja: Amável: radical am- e substantivo abstrato "amor".