EQST

Qual O Melhor Queijo Canastra?

Qual é o melhor Queijo Canastra?

Os melhores e mais premiados Pingo do Amor: queijo da Serra da Canastra, produzido há cinco gerações, medalha de prata no Mondial de Fromage 2019. A partir de R$ 100, o quilo. Queijo do Ivair: outra estrela da Serra da Canastra, premiado com a medalha Super Ouro no Mondial du Fromage 2019.

O que é queijo tipo Canastra?

O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. ... O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado.

Quais os tipos de Queijo Canastra?

Os quatro tipos principais são, por volume de produção: o Frescal, o Minas, o do Serro e o da Canastra. No projeto piloto da denominação de origem controlada, a região do Canastra engloba quatro municípios: São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita e Piumhi.

Como é feito o Queijo Canastra Meia-cura?

O queijo Meia Cura é aquele queijo nem fresco nem curado. Seu período de maturação não é bem definido, pode variar entre uma e cinco semanas, assim como a sua temperatura que varia de 10ºC até a temperatura ambiente. É um queijo produzido com leite cru, mas pode ser encontrado com leite pasteurizado.

Qual o melhor queijo meia cura?

São eles: Santuário do Mergulhão Curado, de São Roque de Minas; Queijo Vale do Gurita, de Delfinópolis e o Canastra do Ivair, também de São Roque de Minas.

Como é o gosto do queijo canastra?

Produzido na região da Serra da Canastra, no Centro-Oeste de Minas, o queijo é conhecido por sua cor amarelada e sabor forte, levemente picante.

Como identificar queijo canastra?

Características do queijo Canastra Tradicional:
  1. Terroir: Microrregião Serra da Canastra (IG)
  2. Produção: massa prensada à mão – artesanal e orgânico.
  3. Tipo de Leite: leite cru de vaca.
  4. Tipo de queijo canastra: tradicional.
  5. Casca: casca amarela lisa - lavada.
  6. Textura: massa firme, macio e cremoso.
Mais itens...

Qual vinho combina com queijo canastra?

Serra da Canastra: o mais famoso queijo produzido no Brasil é de leite cru, tem massa meio densa e sabor potencializado de acordo com o tempo de cura. Não podemos deixar passar a oportunidade de mostrar um vinho brasileiro que seja feito com o mesmo cuidado, como o Viognier, da Guaspari, ou o jovem Merlot, da Aracuri.

Como identificar um queijo canastra?

Características do queijo Canastra Tradicional:
  1. Terroir: Microrregião Serra da Canastra (IG)
  2. Produção: massa prensada à mão – artesanal e orgânico.
  3. Tipo de Leite: leite cru de vaca.
  4. Tipo de queijo canastra: tradicional.
  5. Casca: casca amarela lisa - lavada.
  6. Textura: massa firme, macio e cremoso.
Mais itens...

Como deixar o queijo meia cura?

O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.

Qual sabor do queijo meia cura?

Muito tradicional em Minas Gerais, o queijo Meia Cura possui sabor marcante, levemente ácido. Ele vai bem em diversas receitas e é o ingrediente principal do nosso amado pão de queijo!

Qual a cor do queijo meia cura?

O queijo meia cura possui sabor bem tênue, textura mais firme e cor amarelada. Devido ao seu processo de fabricação, que inclui principalmente a adição de um fermento característico, esse queijo é o meio termo entre o frescal e o curado e possui as seguintes características nutricionais, na porção de 100g.

O que substitui queijo canastra?

De acordo com ela, o queijo minas, também conhecido como queijo canastra, não possui baixa concentração de gordura. A nutricionista recomenda a troca pela ricota, pelo queijo cottage, ou pelo frescal. “Os queijos amarelos, além de possuírem mais gorduras, também possuem mais sal”, diz.

O que acontece na fabricacao do Queijo Canastra?

Basicamente o processo de fabricação compreende etapas que vão desde a ordenha manual à mecanizada conforme o investimento da propriedade. As queijarias são próximas a área de ordenha, passando o leite por um filtro de linha ou simples filtros de tecidos que são rotineiramente higienizados.

Qual o motivo que torna o Queijo Canastra?

A qualidade dos pastos e das águas cristalinas, a altitude e o clima da serra são responsáveis pelo delicioso e incomparável sabor do Queijo Canastra, produzido há mais de duzentos anos, artesanalmente com leite cru, sendo o mais importante produto típico da região.