EQST

Qual O Mal Que O Antibitico Faz?

Qual o mal que o antibitico faz? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o mal que o antibiótico faz?

Mesmo quando são prescritos por profissionais de saúde, estima-se que sua utilização é desnecessária em até 50% das indicações. Quando utilizado de maneira indiscriminada, sem a prescrição adequada ou com posologia incorreta, o uso de antibióticos favorece o surgimento das chamadas superbactérias.

Que cuidados devemos ter ao fazer o uso indiscriminado de antibióticos?

Você pode preservar a eficiência do uso de antibióticos se seguir as recomendações:

  1. Sempre tome a dose correta nos horários indicados pelo médico;
  2. Nunca use antibióticos sem a recomendação de um médico;
  3. Nunca pare o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas da infecção tenham melhorado ou desaparecido;

Para que serve os antibióticos e como devem ser usados?

Os antibióticos são medicamentos usados no tratamento contra doenças causadas por bactérias, tais como pneumonias e infecções odontogênicas. Eles são capazes de destruir esses organinos patogênicos e também impedir a sua multiplicação.

Qual é a maneira correta de usar antibióticos?

Utilize antibióticos apenas quando prescrito por um médico ou cirurgião dentista. Tome o número correto de doses por dia e em intervalos regulares. Complete todo o ciclo de antibióticos, conforme prescrito, mesmo que você esteja se sentindo melhor, para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas4.

O que faz a bactéria fica resistente ao antibiótico?

A resistência ocorre, principalmente, em virtude do surgimento de mutações que conferem às bactérias proteção contra os antibióticos. Essas mutações ocorrem ao acaso, entretanto, com o uso incorreto de medicamentos, elas acontecem com maior frequência, ou seja, o processo torna-se acelerado.

Como os médicos e a população contribuem para a resistência bacteriana?

Bactérias, não seres humanos ou animais, tornam-se resistentes aos antibióticos. O uso indiscriminado dos antibióticos por instituições de saúde, pela população, em práticas agropecuárias e na agricultura é um fator que contribui para a disseminação da resistência aos antibióticos.