Azeite: O azeite é encontrado em diversas versões, mas, tem a extravirgem como a melhor de todas. Ele é um dos óleos mais recomendados para frituras, por ter 75% de seu composto de gorduras monoinsaturadas.
Agora, dentre os que citei dois se destacam, o óleo de canola e o azeite. Ambos conseguem suportar bem altas temperaturas, pois possuem ricas cargas de ácidos monoinsaturados e graxos, os tornando excelentes para esse tipo de fritura.
Coloque o óleo numa panela ou frigideira grande e aqueça bem. Retire o plástico dos pastéis antes de fritar e coloque apenas um ou dois para fritar ao mesmo tempo. Deixe fritar de um lado e depois vire. Leva mais ou menos uns 2 ou 3 minutos para fritar.
Use gorduras estáveis em altas temperaturas ou a chamada banha vegetal. Manteiga clarificada ou óleos resistentes ao calor (veja no rótulo: “Indicado para frituras”) irão ajudar a preparar uma batata frita crocante. Você pode também misturar banha de porco com óleo.
Molhe um pincel de pastelaria na mistura de ovo e aplique sobre a massa antes de assar. O leite sozinho também pode ser utilizado para pincelar os salgados, porém a gema do ovo é a principal responsável pela aparência dourada e crocante.
Use leite junto com a farinha de rosca: na hora de empanar, você pode usar ovos para umedecer a massa e em seguida passá-la na farinha de rosca, mas pode também substituí-los por leite. Assim, a massa fica mais hidratada por dentro e mais sequinha depois da etapa de fritura.
Os salgadinhos devem ser fritos imersos no óleo - o ideal é que haja cerca de um centímetro de óleo acima dos alimentos, assim eles ficam uniformes e crocantes. Outra dica importante é a temperatura do óleo, caso ele esteja muito quente, é possível que o seu salgado fique torrado por fora e cru por dentro.
COMO EMPANAR SALGADOS CORRETAMENTE
Coloque a fatia na frigideira, cubra com um pedaço de papel alumínio e deixe aquecer por três ou quatro minutos. A borda vai voltar a ficar crocante e o recheio, derretido.
Para ajudar a manter a temperatura do salgado, uma dica é colocar um pano ou papel no fundo da bolsa e nos espaços vazios, a fim de evitar a circulação do ar e a queda da temperatura da sacola. Dependendo do recipiente, o salgado fica quente por até 5 horas.
Com os frangos fritos já em temperatura ambiente, coloque-os separados uns dos outros em uma assadeira forrada com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos, no máximo. Ah, e lembre-se de virar os pedaços na metade do tempo.