O hospedeiro intermediário é o Caramujo (Dento desse caramujo, o Miracídio se desenvolve até chegar na fase cercária, onde consegue penetrar na pele das pessoas e causar uma infecção que é a doença que vc perguntou) e o definitivo é o homem (o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes).
A doença- A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
O exame que deve ser solicitado para confirmar se o paciente está com Esquistossomose, é o parasitológico de fezes pelo método Kato-Katz. O achado de ovos nas fezes permanece sendo o teste padrão ouro para o diagnóstico da Esquistossomose.
A esquistossomose é uma infecção parasitária de progressão lenta, causada por trematódeos do gênero Schistosoma. As primeiras descrições de suas manifestações clínicas foram mencionadas em papiros por volta de 1500 AC e ovos calcificados do parasita foram encontrados em múmias egípcias desta época.
Na fase aguda, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho.