Chamamos de epicurismo o sistema filosófico que prega a necessidade da busca pelos prazeres moderados de forma a atingir um estado de libertação do medo, ausência do sofrimento corporal e tranquilidade, pois quando os desejos são exaltados e exacerbados, podem causar perturbações constantes.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de ...
Princípios Estoicos:
RESUMO: 'Viver conforme à natureza' é o princípio sobre o qual se fundamenta toda a ética estoica. ... Neste sentido, além do exame do referido princípio a partir da leitura das Epistulae Morales de Sêneca, buscaremos compreender a tese que afirma a suficiência da virtude para o alcance da vida feliz.