Os efeitos colaterais produzidos por esses agentes da musculatura uterina são: taquicardia; dispnéia; edema pulmonar (raras ocasiões). Os β-agonistas transpõem a placenta e atingem o feto; todavia, são utilizados da mesma forma para prolongar a gestação.
Após algum tempo de uso, os beta-bloqueadores melhoram o funcionamento do coração, sendo observado o aumento do débito cardíaco e assim por consequência, melhora da qualidade de vida do paciente.
A tocólise, ou seja, a inibição do trabalho de parto prematuro, quando realizada, pode adiar o parto por pelo menos 48 horas, tornando-se possível a realização da corticoterapia antenatal e, com isso, a redução do risco de complicações neonatais, tais como a síndrome do desconforto respiratório (SDR), a hemorragia ...
A tocólise, quando não houver contraindicação, deve ser iniciada em todo início de trabalho de parto prematuro, com elevado risco de evolução para parto, já estabelecido pelos seus critérios diagnósticos em gestações entre 24 - 34 semanas (nível A).
As metrossístoles, a força de contração do diafragma e a parede abdominal se associam ao se contrair gerando a compressão do útero de cima para baixo e de frente para trás. O intervalo das contrações uterinas diminui cada vez mais e sua intensidade aumenta, até que ocorram 5 contrações a cada 10 minutos.
O objetivo principal para o uso de uterolíticos no trabalho de parto prematuro é prolongar suficientemente a gestação para a administração materna de glicocorticoides e/ou realizar a transferência materna para um centro hospitalar terciário.
BRICANYL injetável é usado para rápido alívio do broncoespasmo em casos agudos e subagudos e para relaxamento do músculo uterino em parto prematuro. BRICANYL não afeta a habilidade de dirigir ou de operar máquinas.
Causas da irritabilidade uterina Infecções urinárias. Infecções vaginais. Estresse ou ansiedade da gestante. Gravidez múltipla.
As contrações favorecem o encurtamento do corpo uterino, empurrando necessariamente o feto através da pelve e o expulsam para o exterior. Embora a parte mais importante se desenvolva no período expulsivo, são as contrações do pré-parto que começam a adaptar e a insinuara apresentação fetal na bacia.