EQST

Qual No Uma Caracterstica Do Mercantilismo?

Qual não é uma característica do mercantilismo?

Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.

Qual das alternativas não corresponde ao mercantilismo?

Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma característica do mercantilismo * Metalismo. Balança comercial favorável. protecionismo alfandegário. liberdade comercial.

O que corresponde ao mercantilismo?

O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais entre os séculos XV e XVIII e tinha como objetivo acumular riquezas, isto é, acumulação de capitais. O mercantilismo teve algumas características. Primeiramente, a ideia da intervenção estatal.

Quais as principais medidas do mercantilismo?

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).

Qual a relação entre as práticas mercantilistas e o absolutismo para o desenvolvimento do capitalismo?

É direta a relação entre Absolutismo e Mercantilismo porque o Mercantilismo era a política econômica adotada pelas monarquias europeias, gerando altos lucros para suas coroas, o que garantia a manutenção de seus poderes.

Qual a importância do mercantilismo para o capitalismo?

O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.

Qual foi a importância do conceito de balança comercial favorável no contexto do mercantilismo?

A ideia de que a riqueza de uma nação dependia da balança comercial favorável surge no século XV, quando as trocas comerciais entre os Estados aumentam. Se um país está num ciclo de expansão econômica, o déficit comercial pode ser bom, pois ajudará a manter os preços internos baixos. ...