O Roblox usa scripts em Lua, uma linguagem ótima para começar a aprender antes de passar a estudar outras linguagens fora da plataforma.
Roberto Ierusalimschy
O Tiobe index segue 100 linguagens: TIOBE - The Software Quality Company . Ambas as listas não contém todas as versões de cada linguagem, porém algumas delas mudaram muito de uma versão para outra.
Os ficheiros com extensão . lua contêm código-fonte escrito em Lua, uma linguagem de programação concebida para ampliar aplicações e podem ser compilados num programa, graças a um compilador ANSI C.
Claro que é possível criar uma linguagem sem inovar, sem atender uma necessidade não atendida antes. Pode-se criar uma só como exercício ou outro motivo. Criar uma linguagem de programação é juntar um monte de ideias e regras e formalizar tudo, em maior ou menor grau. Uma linguagem é algo conceitual, é abstrata.
Criando o vocabulário. Identifique as palavras simples que podem ser usadas para formar frases básicas. Atribua sons a pronomes como "Eu", "meu", "ele/ela", "dele/dela", "eles" e "nós". Depois, decida como você vai pronunciar verbos como "ser", "ter", "gostar", "ir" e "fazer".
Seu funcionamento. O compilador pega um texto, o analisa caractere por caractere, tenta achar padrões reconhecíveis por uma gramática preestabelecida, faz uma análise se tudo faz sentido e gera um conjunto de dados que permitirá a criação do programa a ser executado.
menu iniciar e digite cmd, e abra o cmd.exe. É o comando de help, ou seja, para pedir ajuda ao NASM. ok com seu Assembler.
Instalando nasm no Windows Vá em https://www.nasm.us/pub/nasm/releasebuilds/ e escolha a versão que preferir, no meu caso win64 e baixe o installer-x64.exe. Um ponto importante no caso do windows é que o instalador não coloca o diretório do nasm na variável path. Você precisa fazer isso manualmente.
Para compilar códigos em Assembly são usados alguns comandos no terminal Linux! Para facilitar a vida de todos, estou postando os dois mais usados! Para usar é bastante simples, basta abrir o terminal e alterar o nome do arquivo, digitar as linhas seguidas apertando a tecla [enter] no final de cada linha.