A franquia God of War é um dos maiores fenômenos da história dos videogames. Surgida no PlayStation 2 com o primeiro jogo protagonizado por Kratos, a série de jogos cresceu para uma vasta lista de títulos lançados desde então.
Kratos então retorna ao Olimpo e avança pelos Jardins do Olimpo, onde a praga se espalhou e matou os servos do local. Lá ele encontra Hera novamente, que o desafia a encontrar a saída dos jardins. Durante o trajeto, Kratos encontra-se novamente com ela, que o ataca e ele quebra o pescoço dela, matando-a.
Depois de sair do domíno de Hades, Kratos se encontra próximo à cidade de Olímpia. Lá, ele encontra Hélio e Gaia, que pede a ajuda de Kratos. Lembrando-se de sua traição, Kratos arranca um braço da Titã e diz que ela que era um peão na guerra dele contra Zeus, e não o contrário.
Depois de 10 anos servindo os deuses, as coisas ficam mais complicadas quando as forças de Ares quase dizimam a frota de Kratos. Ele pergunta a Athena até quando ele precisará lutar, assim, ela dá uma última missão para Kratos: salvar a cidade de Atenas da destruição. A melhor parte é que ele terá que enfrentar Ares, algo que o coloca contra alguém que ele já buscava vingança. Com a bênção dos deuses, Kratos aprende a usar a Caixa de Pandora para vencer Ares. Ele viaja para um deserto e procura por Cronos, que guarda a caixa em um templo amarrado nas suas costas. Depois de enfrentar várias armadilhas e monstros, Kratos finalmente consegue o objeto.
Kratos então se perdoa por ter matado sua família e por ter matado Atena. Kratos então usa o poder da Esperança para voltar ao mundo físico e forçar o espírito de Zeus de volta para o corpo dele.
Após uma longa perseguição e muitas provocações, Kratos finalmente consegue ferir Hermes e acabar com sua vantagem na velocidade. Depois disso, o Deus da Guerra mata Hermes e fica com as Sandálias dele. A morte de Hermes acaba desencadeando uma praga que se espalha por toda a Grécia, acabando com a vida de humanos, plantas e animais sem distinção.
A história de God of War 2018 encerra com o Finbunwinter começando, e Mimir comenta que esse evento estava algumas centenas de anos adiantados. Esse inverno rigoroso tem previsão de durar três anos e anteceder os eventos do Ragnarok.
O ódio de Kratos pelos deuses faz com que ele lidere Esparta para conquistar toda a Grécia. Athena avisa que isso não será tolerado, mas Kratos avança e ataca a cidade de Rhodes. Durante o ataque, Zeus aparece e mata Kratos. Porém, enquanto Hades puxa Kratos para o Reino dos Mortos, os Titãs entram em contato com o guerreiro e o ajudam a escapar da morte. Gaia, a líder dos Titãs, explica que os Titãs são antecessores dos deuses e que foram mortos ou aprisionados por Zeus. Agora, Kratos se alia aos Titãs e busca as Irmãs do Tempo e Destino para voltar ao momento de sua morte e conquistar a Lâmina do Olimpo.
Eles finalmente chegam ao pico e depositam as cinzas de Faye lá, e então Atreus pergunta a Kratos por que ele queria que o nome dele fosse esse e não Loki. Kratos responde que ele havia escolhido esse nome por causa de um soldado espartano que se sacrificou pelos colegas e que sempre teve o coração cheio de alegria e felicidade.
Nesse momento, eles acabam conhecendo o passado de Baldur, e descobrem que a mãe dele é Freya. Baldur é um imortal graças a uma magia que Freya usou nele para que ele nunca se ferisse, mas isso acabou amaldiçoando-o, já que ele não podia sentir nada, nem dor, nem gosto, nem temperatura, mulheres etc.
Prosseguindo pelo domínio de Hades, Kratos acaba usando o caixão de Perséfone para encontrar a sala onde o próprio Hades se encontrava. Após derrotá-lo, Kratos obtém suas garras e o arremessa no Rio Estige. De lá, Hades emerge e o desafia mais uma vez, mas acaba sendo derrotado pelas próprias garras dele.
Infelizmente ainda é muito cedo para vermos uma mudança de fato no Espartano, já que Orkos força a mão de Kratos ele acaba matando Orkos, libertando ele da obrigação de manter os juramentos feitos a deuses.
Kratos tem visões de sua mãe sendo mantida em cativeiro em Atlantis. Incapaz de entender isso completamente, ele vai para o reino de Poseidon e descobre por sua mãe que seu irmão, Deimos, é refém de Thanatos no Domínio dos Mortos. Isso faz com que Kratos volte para Esparta, no templo de Ares. Ele acha a chave que usou para acessar o reino no passado. Quando encontra seu irmão, Deimos quase o mata em um acesso de fúria, mas a chegada de Thanatos o impede. Kratos consegue salvar seu irmão e os dois trabalham juntos para vencer o deus da morte. Entretanto, a reunião dura pouco: Deimos acaba morrendo na batalha. Athena aparece e dá os plenos poderes de um deus para Kratos, mas ele a repudia e avisa que os olimpianos irão pagar por tudo que fizeram contra sua mãe e seu irmão.
Kratos não está mais no Olimpo. Agora, ele vive em paz e recluso em Midgard, ao lado de seu filho, Atreus. Kratos teve a chance de recomeçar do zero com uma nova família, mas a sua segunda esposa acabou morrendo. Isso faz com que ele embarque em uma nova jornada, em busca de espalhar as cinzas de sua esposa no pico mais alto dos 9 reinos. Porém, a aventura não é fácil, já que ele enfrentará diversos desafios pelo caminho, inclusive, encontrando os deuses nórdicos e começando uma nova chacina divina. Entretanto, como o jogo é mais recente, não vamos dar spoilers da trama.
Depois disso, ele retorna para Esparta e descobre que os cidadãos começaram a substituir as estátuas de Ares pela dele. Na cidade, ele derrota o Leão de Pireu e recebe a as Armas de Esparta. Ele então descobre que deve retornar para Atlatis.
God of War retornou aos consoles em 2018, 8 anos depois do lançamento de 'God of War III'. Kratos deixou a mitologia grega e avançou para o reino nórdico, onde passou um bom tempo vivendo uma vida pacata e isolada, até que a história do jogo começa.