Ana Neri
Esta escola, que é de fato a primeira escola de Enfermagem brasileira, foi criada pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890, e denomina-se hoje Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencendo à Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO.
Anna Nery, também conhecida como Ana Néri, nasceu no interior da Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814, e foi pioneira da enfermagem no Brasil.
Florence Nightingale (Florença/Itália, 12 de maio de 1820-Londres, 13 de agosto de 1910), de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna. Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia.
As práticas de saúde instintivas – caracteriza a prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepções evolucionista e teológica.
Para o melhor entendimento foram delimitados 6 práticas da evolução da história da saúde mundial. São elas, respectivamente: a prática da saúde do arvorecer da ciência; da saúde Monastica; da saúde Pós Monastica; da saúde do mundo moderno; da saúde instintiva; da saúde mágica sacerdotal.
A proteção materna instintiva, nesses termos, pode ser considerada como a primeira forma de manifestação de cuidados do ser humano com seus semelhantes. ... Ambos, porém, dedicados a cuidar, isto é, ”manter a vida dos seres humanos com o objetivo de permitir a reprodução e a perpetuidade da vida do grupo”(1).
Historicamente, o cuidar, como ato feminino, iniciou-se com a difusão do cristianismo em Roma, levando muitas damas distintas a se dedicarem aos pobres e enfermos e a transformarem seus palácios em hospitais (PAIXÃO, 1979).
A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Ana Neri como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar.