Os alimentos ricos em água como o rabanete ou a melancia, por exemplo, ajudam a manter o corpo hidratado, sendo recomendado o seu consumo principalmente durante o verão para evitar a desidratação. Além disso, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e a regular a pressão arterial, pois possuem propriedades diuréticas que favorecem a eliminação do excesso de líquidos do organismo.
Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.
Os alimentos ricos em água e fibras são legumes, frutas e verduras que contribuem principalmente para o correto funcionamento do intestino e para a prevenção de doenças do coração, diabetes e alguns tipos de câncer.
A redução do pH de um alimento contribui para reduzir a capacidade de desenvolvimento microbiano, razão pela qual a acidificação de alimentos, quer através de processos fermentativos (e.g. iogurtes), quer através da adição de ácidos fracos (e.g. conservas de pickles) são utilizadas como técnicas de conservação de ...
Os parâmetros de atividade de água (Aw) e umidade (UR) podem ser confundidos entre si. A atividade de água é uma característica intrínseca do alimento - os valores variam entre zero a um - e está inteiramente relacionada com as propriedades físico-químicas do alimento caracterizando uma medida qualitativa.
Um pêssego médio tem 89% de água e apresenta 35 calorias. Entre seus benefícios, está o auxílio na prevenção de problemas relacionados à visão e à pele, por conter quantidades significantes de vitamina A.
Pode até ser que o espinafre não dê super poderes, mas em hidratação é sucesso garantido. Uma porção de 100g tem 92% de água e 23 calorias, além de conter boas doses de cálcio, potássio e vitamina A.
Esses alimentos também melhoram a saúde intestinal e a digestão, já que ajudam a hidratar e tornar as fezes mais macias, facilitando a sua saúde e aliviando a prisão de ventre. Além disso, fornecem fibras ao organismo, o que ajuda a diminuir o apetite e a estimular os movimentos intestinais.
Famoso por seu efeito diurético, o abacaxi conta 48 calorias numa porção de 100g e 87% de água. Na sua lista de nutrientes, estão a vitamina C, ácido málico e bromelina.
Parte desta água ofertada aos animais provêm das rações e pode atuar no alimento reduzindo o uso de energia durante o processamento. Seus benefícios vão além, ao evitar perdas de nutrientes, oferecendo a dureza ideal para o grão, mantendo as propriedades estruturais, a textura, estabilidade e densidade do produto (Katz and Labuza, 1981).
A água é fundamental para o transporte de substâncias como sais minerais e oxigênio pelo sangue, contribuindo pra distribuição de nutrientes para as células do corpo.
Mas você sabe quanto de água consumir ao dia? Aquela velha história dos dois litros de água diariamente não serve pra todo mundo. Esses valores variam bastante de pessoa pra pessoa, conforme peso, estilo de vida, ambiente e quantidade de atividade física praticada por dia, por exemplo. Mas, no geral, multiplicar seu peso por 35 ml é uma boa dica. Assim, uma pessoa que pesa 60kg, precisa consumir 2,1 litros de água (60×35=2.100). Moleza, né?
Atividade de água (Aw) é o parâmetro que mede a disponibilidade de água de um determinado alimento e sua presença está inteiramente relacionada com as suas propriedades físico-químicas. A água representa um dos nutrientes mais importantes na produção animal, pois é ela quem vai realizar o transporte de substâncias entre as células, retirar moléculas tóxicas, estabilizar a temperatura corporal e participar de reações químicas e enzimáticas no alimento produzido.
Também conhecido como um alimento com poucas calorias, o repolho é formado por 93% de água. Entre seus nutrientes estão as vitaminas A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio e enxofre.
Antes de mais nada, vale lembrar que nosso corpo é constituído, majoritariamente, por nada mais nada menos que ela, a água. Se cerca de 70% do nosso organismo tem essa composição, imagine a importância dessa substância pra nossa saúde.
Pode-se considerar a atividade de água (Aw) crítica quando a ração se mantiver crocante (Aw baixa), ou as partículas das rações tornam-se plastificadas e macias (Aw acima da média). Uma ração com umidade intermediária que tem a textura macia pode ter a atividade de água alta o suficiente para manter a textura macia, mas baixa o suficiente para prevenir a deterioração.
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.
A umidade ou teor de água presente no alimento é uma das determinações mais importantes na análise de alimentos, principalmente por estar relacionada com a estabilidade e a conservação. ... Além disso, favorecem o crescimento microbiano e promovem a deterioração do alimento, impossibilitando o seu consumo.
Dentre os microrganismos existentes, muitos merecem especial atenção por fazerem parte da microbiologia dos alimentos, por causarem aos mesmos deterioração, por participarem da elaboração de certos alimentos ou por serem causadores de doenças alimentares. São eles: bactérias, fungos, protozoários, vírus e príons.
Criando condições ambientais desfavoráveis (umidade, pH, temperatura, presença de inibidores). Quanto maior o numero de condições desfavoráveis, mais tardará o inicio do crescimento microbiano. Aplicando certos tratamentos diretamente sobre os microrganismos.
A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e ...
Para que um micro-organismo se multiplique ele precisa encontrar certas características favoráveis, como: Água: quanto mais água livre um alimento tiver, maior é a multiplicação dos micro-organismos. Carne bovina, suína, aves e pescados são alimentos ricos em água.
Vários fatores causam a deterioração dos alimentos, tornando-os itens inadequados para o consumo. Luz, oxigênio, calor, umidade, temperatura e bactérias podem afetar tanto a segurança quanto a qualidade dos alimentos perecíveis. Quando sujeitos a esses fatores, os alimentos vão se deteriorar gradualmente.
Na conservação a quente, devemos manter os alimentos à temperatura superior a 60°C por, no máximo, 6 horas. Lembre-‐se: esse período começa a contar assim que o alimento estiver pronto. Na conservação a frio, os alimentos devem ser mantidos em temperaturas abaixo de 5°C.
Termômetro espeto: Ideal para avaliar a temperatura dos alimentos pois sua haste consegue ser inserida no centro geométrico dos alimentos. Entre um alimento e outro, logo após a aferição, o mesmo deve ser higienizado. Para a aferição da temperatura com o termômetro espeto, espere 1 minuto para estabilizar.