A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico porque detecta anormalidades de substâncias e de células associadas a distúrbios renais ou metabólicos e infecções urinárias. Pode ser pedida também em intervalos, para acompanhar a evolução de um problema antes e após o tratamento.
O exame de urina 24 horas é capaz de fazer uma análise detalhada do funcionamento dos rins. Com o teste, é possível definir a taxa de filtração do sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração glomerular.
Sedimentoscopia: Análise Microscópica de Sedimento de Urina. A microscopia do sedimento urinário é um aspecto muito importante na avaliação dos pacientes. O exame de urina pode oferecer informações não apenas sobre os rins e bexiga, mas sobre o fígado, pâncreas e outros órgãos, analisando uma ampla gama de distúrbios.
Um percentual de 98,02 destas amostras não revelou anormalidade à microscopia. A análise estatística pelo método do X2 (p < 0,01) sugere que não há necessidade da execução da sedimentoscopia nas urinas sem anormalidades no exame físico-químico, o que representaria uma redução de 48,85% dos sedimentos examinados.
O isolamento de leveduras na urina não indica necessariamente infecção, porém a infecção do trato urinário por Candida constitui um problema hospitalar crescen- te. Neste estudo, o significado clínico da candidúria foi investiga- do em hospital universitário brasileiro. MÉTODOS. Em 1998, Candida spp.