Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as paroxítonas, seguidas pelas oxítonas. A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente.
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Quanto à regra de acentuação utilizada nas palavras: espécie, vitória e perpétuo, assinale a alternativa correta. Oxítonas terminadas em ditongo crescente ou decrescente devem ser acentuadas. Proparoxítonas terminadas em ditongo crescente ou decrescente devem ser acentuadas.
Quer em cárie, quer em anticárie, o acento tónico está na sílaba cá. As duas palavras terminam no grupo vocálico postónico ie; logo, são acentuadas na sílaba tónica, de acordo com as normas portuguesas e brasileiras (quanto a esta última, na alínea 2. ª da Base XII).
O nome Vitória tem como vogal tónica a vogal o – vogal, que, por ser a mais proeminente de uma palavra esdrúxula, recebe acento gráfico.
substantivo feminino Ação ou efeito de vencer, de derrotar o inimigo, de sair triunfante numa briga ou numa competição. [Por Extensão] Qualquer sucesso, êxito ou vantagem alcançada; triunfo, conquista. Etimologia (origem da palavra vitória). Do latim victoria.ae.