Qual A Raça Do Co Guia?

Qual a raça do co guia

Todos os cães são dotados de uma capacidade infinita de amar, mas alguns recebem uma missão ainda mais especial: tornar-se os olhos daqueles que não podem ver. Estamos falando, é claro, dos cães-guia, também conhecidos como "cães de guarda", que são treinados especificamente para ajudar pessoas com deficiência visual ou com significativa diminuição da visão.

Doberman

O Border Collie é um grande atleta, com mil e uma utilidades. Eles são considerados a raça mais inteligente do mundo, e muito disso se deve à sua habilidade de aprender e obedecer comandos. Hoje em dia, são bastante usados como cães-guia e cães de companhia, mas no passado já foram excelentes pastores de ovelhas e outros animais. São extremamente leais e cheios de energia, e aceitam com prazer a tarefa de guiar o seu tutor pelo mundo.

No final do treinamento, o cão guia deverá ser capaz de fazer mais do que auxiliar a andar. Ele também poderá identificar obstáculos no caminho, como buracos ou degraus, e evitar possíveis acidentes.

O relacionamento entre um cão guia e o seu dono é de uma dependência de 50% para 50%. É necessário que o cachorro entenda o seu dono e, da mesma forma, que o dono entenda o cachorro, uma vez que os dois trabalharão juntos no seu dia a dia.

Como agir com um cão guia: não brinque e faça carinhos no animal em serviço 

Como agir com um cão guia: não brinque e faça carinhos no animal em serviço 

Hoje o Brasil tem um centro muito especializado na socialização e treinamento de cães guias chamado Instituto Magnus.

Essa fase dura até o primeiro ano de vida do cão guia, que começa o treinamento específico para ser capaz de auxiliar pessoas com deficiência em sua mobilidade.

Golden Retriever

Um cão guia é uma profissão assim como qualquer outra. Por isso, o cachorro que passa a "trabalhar" com isso tem responsabilidades que precisa seguir. Dentre elas, podemos destacar:

Porém, precisamos sempre lembrar que personalidade é uma característica individual. Um cachorro Labrador pode ter um temperamento bem diferente do que a raça normalmente apresenta, por exemplo. Ou seja: na hora de escolher um cão guia, raça realmente pode ser levada em consideração, mas é importante sempre checar sua personalidade.

Log In

Log In

Não. Para ser um cão-guia, é preciso que o cachorro tenha um temperamento dócil e obediente. Além disso, é fundamental que o futuro cachorro guia seja forte e tenha porte médio ou grande. Afinal, ele deverá ter força para guiar um ser-humano.

No entanto, na prática, a maioria dos centros especializados no treinamento de cães-guia escolhe trabalhar com certas raças de cães fáceis de adestrar e que naturalmente têm um temperamento mais amigável com todos os tipos de animais e pessoas de diferentes personalidades. É por isso que a imagem de um cão-guia está intimamente ligada ao labrador retriever, não apenas por seu caráter sociável e amigável, mas também por sua notável vontade de aprender e sua versatilidade.

O cão guia para cegos pode frequentar qualquer ambiente público ou privado

Pit Bulls têm uma reputação muito negativa. A maioria das pessoas simplesmente morre de medo de chegar perto deles, sem saber que a raça na verdade possui um temperamento muito pacífico. O seu passado como cão de briga e todo o seu porte musculoso, de fato, acabaram por construir a imagem de um cão feroz e destruidor, o que não condiz muito com a realidade.

Não é recomendável brincar com eles, por exemplo, ou acariciar e dar petiscos. Isso porque eles estão a serviço, e devem se concentrar no caminho e em auxiliar seus donos.

Para que o cachorro guia de cego seja capaz de cumprir todas essas responsabilidades, ele deve passar por um treinamento que possui três fases. A primeira fase do adestramento de um cão guia de cego deve começar quando o pet ainda é filhote, pois é nessa idade que o animal tem mais facilidade de aprender comandos - além de garantir que o cachorro possa ficar bastante tempo em sua função de guia. O filhote vai para um lar com famílias voluntárias para aprender a socializar. Além disso, começa a aprender alguns comandos mais básicos (como sentar) e é exposto a alguns estímulos comuns do dia a dia para ir se acostumando: sons comuns na rua, mudanças no clima (chuva e sol), obstáculos, barulho de carros e de pessoas.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Se você está procurando informações para escolher o cão de assistência mais adequado para você ou um ente querido, ou se simplesmente fica fascinado em conhecer as habilidades desses peludos, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir as características dos cães-guia e quais são as raças caninas que se destacam nesse papel tão importante. Vamos começar?

Ainda assim, o tema gera muitas dúvidas não só entre curiosos e interessados em cachorros, como também nas famílias que convivem com um familiar com deficiência visual e que poderia se beneficiar do trabalho desses pets para lá de especiais.

Para que servem os cães guias?

Os cães guia são treinados para se tornarem os olhos ou ouvidos de uma pessoa. Suas habilidades incluem liderar em uma linha reta, parando para todas as mudanças em seu caminho (como calçadas ou escadas) e evitando impedimentos.

Qual o valor do cão guia?

Talvez por isso existam tão poucos cães-guia no Brasil. São cerca de 80 em todo o país e a espera na fila para ter um animal desses pode chegar a dois anos. E o custo passa dos R$ 30 mil.

Como funciona o cão guia?

O que é um Cão-Guia O processo de treinamento conta com famílias voluntárias para socialização dos cães. Eles o levam a ambientes diversos do dia a dia com muita movimentação pessoas. Isso ajudará o cachorro a guiar os cegos em lugares bem movimentados no futuro sem que fiquem assustados.

Onde o cão guia pode entrar?

O cão-guia pode entrar em qualquer lugar? Sim! De acordo com a Lei 11.126 da nossa legislação, a pessoa portadora de deficiência visual tem o direito de entrar com seu cão-guia em “todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo”.

Onde os cães guias podem circular?

Cães guia podem circular por espaços públicos É que a livre circulação agora virou lei. Na última quinta, o presidente Lula sancionou o decreto que regulamenta a entrada e a permanência dos cães-guia em lugares públicos, como bares, cinemas, supermercados, escolas, restaurantes e órgãos públicos.

Qual a importância dos cães farejadores?

Graças ao seu olfato apurado, os cachorros conseguem detectar uma variabilidade maior de cheiros e se tornaram cruciais nas operações policiais. Com o auxílio dos cães farejadores as fiscalizações em veículos tornaram mais assertivas na busca de ilícitos.

Que lado fica o cão guia?

Ele sempre estará à esquerda e o pouco à frente do seu dono. Caso você precise conversar com o tutor, chegue pelo lado direito. Ademais, é importante ressaltar que o cachorro não pode ser distraído de suas responsabilidades. Portanto, não tente brincar ou oferecer petiscos ao animal.

Onde encontrar um cão guia?

A primeira etapa do processo para fazer o pedido do cão-guia é a inscrição online, com o preenchimento do formulário com informações pessoais, interesses e informações sobre a rotina do interessado, disponível no site do Instituto Magnus (https://www.institutomagnus.org/programas/cao-guia/como-ter-um-cao-guia).

Como um cão se torna um cão guia?

Como um cão se torna cão-guia? O treinamento leva quase dois anos e podem começar quando eles nascem, com a avaliação do animal pelas escolas de treinamento, o que vai durar até os dois meses.

Como é feito o treinamento do cão guia?

Os animais recebem um adestramento minucioso que começa quando ainda são filhotes. Essa família faz um trabalho voluntário e fica com o animal até que ele complete um ano de idade, quando o cachorro volta ao canil para receber o adestramento específico. ...

Como um cão guia auxilia uma pessoa?

O cão-guia é responsável por auxiliar pessoas cegas no dia a dia. Ele é rigorosamente treinado para manter-se firme ao lado da pessoa, movimentar-se somente quando é ordenado, ajudar o acompanhante a entrar em ônibus ou atravessar a rua, ignorar distrações, reconhecer obstáculos no caminho e obedecer a comandos.

Quais os cuidados e as regras que se deve ter com o cão guia?

As regras que eles devem aprender são muitas e entre elas temos:
  1. aprender a se posicionar sempre à esquerda e um pouco à frente do dono;
  2. ir para qualquer direção apenas quando for ordenado;
  3. não se distrair com cheiro de comida ou com outros animais;
  4. ajudar o dono a pegar um transporte público;
Mais itens...

Por que os cães guias podem circular?

Pela legislação, animal poderá acompanhar deficiente em transporte público. Pessoas com deficiência estão autorizadas a circular, a ingressar e a permanecer em locais públicos ou privados, de uso coletivo, em Pernambuco acompanhados por cães de serviço, popularmente chamados de cães-guia.

Qual é a lei que regulamenta a permissão do ingresso de cães-guias em espaços públicos e privados no Brasil?

LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005 Art. 1º É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.

Porque o olfato é tão importante para os cães?

Com o olfato, eles podem sentir nossas emoções Localizado entre a boca e focinho, este órgão especial sabe identificar hormônios a partir de seus cheiros. Assim, os cachorros podem perceber quando alguém está bravo, estressado e até mesmo doente!

Qual a importância dos cães pastores?

O cão pastor colabora no manejo dos animais, tanto na pastagem como no curral de manejo, além de aumentar a eficiência do trabalho e diminuir significativamente o custo de produção nas propriedades pastoris.

Pode brincar com Cão-guia?

2 Não tocar, acariciar ou brincar Quando encontrar um cão guia e ele estiver usando a guia, isso significa que ele estará trabalhando, portanto não toque, nem acaricie, muito menos brinque com ele, pois ele pode se distrair e causar algum acidente ao seu dono.

Qual melhor cão guia?

  • Quais raças podem ser cães guia? As principais raças de cão guia são o Pastor Alemão, o Labrador e o Golden Retriever. ...
  • Pastor Alemão. Pessoas que trabalharam com cães da raça Pastor Alemão relatam que eles são cachorros muito inteligentes e preparados. ...
  • Labrador. ...
  • Golden Retriever.

Como comprar um cão-guia no Brasil?

Para solicitar um cão-guia são necessários cumprir os requisitos:
  1. Ter no mínimo 18 anos;
  2. Ser pessoa com deficiência visual (...);
  3. Morar em território brasileiro;
  4. Ter Curso de Orientação e Mobilidade;