EQST

Qual A Proposta Do Grupo Ruptura?

Qual a proposta do grupo Ruptura?

No manifesto do Grupo Ruptura, é proposta a “renovação dos valores essenciais das artes visuais” através das pesquisas geométricas, aproximando arte e indústria, e com o desligamento da tradição abstracionista passada.

Quais artistas visuais fizeram parte do movimento concretista ruptura?

No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari. Juntos, os três foram os responsáveis por impulsionar o movimento na poesia brasileira.

Quem foi o líder do grupo Ruptura também considerado um dos artistas que mais se destacaram no concretismo paulista?

De acordo com ele, o manifesto "Ruptura" (1952) de Waldemar Cordeiro (1925-1973), líder do grupo de pintores concretistas de São Paulo, reflete posicionamentos presentes no Manifesto da Arte Concreta, escrito por Theo van Doesburg, do movimento holandês De Stjl, em 1930.

Onde e quando foi criado o Grupo Ruptura?

Figura 14. Manifesto ruptura,1956. Em 1952, formou-se em São Paulo o grupo concretista RUPTURA, liderado pelo artista Waldemar Cordeiro, que promovia reuniões periódicas para o estudo do abstracionismo, baseado em Kandinsky, Mondrian e nas teorias da Gestalt.

Qual a proposta de arte apresentada pelo grupo Frente?

Divulgavam ideias de ruptura contra a arte tradicional, tendo por lema a "liberdade de experimentação", o que levava também a uma ruptura dos dogmas concretistas - o que, segundo Ferreira Gullar, os distinguia do grupo paulista.

O que seria uma ruptura em termos de arte?

Grupo Ruptura foi um conjunto de artistas que marcou o início do movimento de arte concreta em São Paulo, no Brasil. É somente em 1948, quando Cordeiro volta definitivamente ao Brasil, que ocorre a mudança dos trabalhos desses artistas em direção à abstração. ...

Qual era o principal objetivo dos artistas concretistas?

Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico. ... Os concretistas adotavam meios para que a realidade fosse incorporada ao trabalho artístico.

O que fizeram os concretistas?

O concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa em meados do século XX, o qual visava a criação de uma nova linguagem, uma arte abstrata. Esse movimento de vanguarda influenciou as artes literárias, musicais e figurativas.

Quais eram os principais pilares do grupo Ruptura?

Em seu manifesto, é proposta a “renovação dos valores essenciais das artes visuais” através das pesquisas geométricas, aproximando arte e indústria, e com o desligamento da tradição abstracionista passada.

O que caracteriza corretamente a arte concretista?

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. A princípio: planos e cores. As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.

Quem fez parte do grupo frente?

A primeira exposição do Grupo Frente foi realizada em 1954, no Instituto Brasil-Estados Unidos (Ibeu). Nessa exposição, participaram oito artistas: Ivan Serpa, Aluísio Carvão, Lygia Clark, João José Costa, Vincent Ibberson, Lygia Pape, Carlos Val e Décio Viera.

O que o grupo Frente defendia?

Divulgavam ideias de ruptura contra a arte tradicional, tendo por lema a "liberdade de experimentação", o que levava também a uma ruptura dos dogmas concretistas - o que, segundo Ferreira Gullar, os distinguia do grupo paulista.

O que defendia o grupo frente?

Divulgavam ideias de ruptura contra a arte tradicional, tendo por lema a "liberdade de experimentação", o que levava também a uma ruptura dos dogmas concretistas - o que, segundo Ferreira Gullar, os distinguia do grupo paulista.

Qual era o objetivo do grupo frente?

O Movimento Neoconcreto (Grupo Frente) surgiu no Rio de Janeiro em prol do subjetivismo da arte e da criação artística, o qual criticava o racionalismo, objetividade e o dogmatismo geométrico dos concretistas paulistas (Grupo Ruptura).

Porque a arte moderna é considerada uma ruptura?

No Brasil, a Arte Moderna buscou uma ruptura com a forte influência artística estrangeira, apropriando-se dessas vanguardas para criar uma identidade nacional dentro da arte. As manifestações vieram de uma forma mais engajada e como denúncia social, contrapondo-se radicalmente aos ideais da burguesia.

O que significa ruptura com o academicismo?

Os impressionistas, como ficaram conhecidos, queriam a “ruptura com o antigo sistema de academicismo” (CAUQUELIN, 2005, p. 52), que oferecia apenas uma escola — a de Belas-Artes —, um único salão — o de Paris — e um único júri que determinava quem era comissionado pelo Estado.

O que o concretismo defendia?

Artistas e Obras. Os concretistas buscavam uma arte pautada na racionalidade e na utilização de fórmulas matemáticas e formas geométricas. ... Na poesia, predomina a disposição do poema na página de maneira a se privilegiar a forma do poema, geralmente com figuras geométricas.

Qual a principal característica do concretismo?

Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.

Quais os pontos marcantes do concretismo?

As principais características do Concretismo na literatura são: Valorização do conteúdo visual e sonoro. Sintaxe visual em detrimento da discursiva. Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes.