EQST

Qual A Linha De Pensamento Usado Pelo Padre Antnio Vieira?

Qual a linha de pensamento usado pelo padre Antônio Vieira?

Vieira pode ser considerado um expoente da prosa do movimento barroco em língua portuguesa. Seus sermões são escritos de maneira imagética, lançando mão de metáforas, sinonímias, hipérboles, apóstrofes e jogos de linguagem.

Qual o objetivo do sermão de Padre Vieira?

Resposta. Resposta: Seu objetivo era defender os Índios e os escravos negros. E a luta contra a corrupção em Portugal e no Brasil.

Qual seria então a função de um sermão?

Atualmente, a palavra “sermão” já se pode entender simplesmente como um “discurso longo e enfadonho com que se procura convencer alguém” . O sermão complementava as leituras litúrgicas da missa. ...

O que é um sermão barroco?

Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.

Qual o apelido dado ao padre António Vieira por que recebe tal apelido?

Era por eles chamado "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi). António Vieira defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (aqueles cujas famílias eram católicas há gerações), e a abolição da escravatura.

O que é um sermão na literatura?

Como arte oratória, o sermão recorre ao discurso argumentativo. Na literatura portuguesa, Sermões são o principal título da obra do Padre António Vieira. Depois de os haver proferido diante de plateias diferentes, o orador conseguiu publicá-los com êxito.

O que fez em prol da causa social?

Ele defendeu os judeus contra a Inquisição,o território baiano dos portugueses.

Qual era o estilo de barroco?

Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Quais as características do estilo barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Quais são as principais características da arte barroca mineira?

Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.

Quais as principais características do rococó?

Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.

Quais são as principais características do estilo Neoclassico?

A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas. Inspirados na artes greco-romana e renascentista, o realismo, o racionalismo das obras e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.

Como era o tipo de tinta usada no estilo rococó?

Na arquitetura, o Rococó foi, a princípio, um novo estilo decorativo, onde cores vivas foram substituídas por tons pastéis. ... A escultura ganhou importância, abandonando totalmente as linhas do Barroco: seu tamanho diminui e passam a ser feitas em gesso e madeira pintados com cores suaves.

Como eram as esculturas no estilo rococó?

Escultura rococó Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco.As suas esculturas são de tamanho menor. Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores mais suaves. Os motivos são escolhidos em função da decoração.

Como era a técnica dominada pelo estilo rococó?

Resposta. Nesse estilo artístico, passam a predominar as tonalidades claras e luminosas, a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, dentre os pintores desse período os melhores são Watteau e Chardin.