O axônio é responsável pela condução dos sinais elétricos e também tem terminações através das quais transmite as informações aos neurônios vizinhos, isso acontece por meio das sinapses.
Os neurônios, ou células nervosas, têm a função de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alterações do meio. Neurônios são células formadas por um corpo celular ou pericário, de onde partem dois tipos de prolongamentos: os dendritos e o axônio.
Os neurônios podem ser classificados em quatro tipos básicos, levando em consideração sua forma: - Neurônios multipolares - Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo. - Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio.
O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos. O sistema nervoso autônomo apresenta duas divisões, a parassimpática e a simpática.
Os neurônios são células alongadas responsáveis pela recepção e transmissão de estímulos provenientes do meio interno ou externo, fazendo com que o organismo se adapte às variações, mantendo a homeostase. Estão também relacionados com algumas funções nobres, como o raciocínio, a memória e as emoções.
Então, o neurônio, é uma célula de extrema importância dentro do funcionamento do sistema nervoso, tendo como a sua principal função, ser o condutor dos impulsos nervosos e elétricos por todo o corpo.
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).