EQST

Qual A Funço Do Trichoderma?

Qual a função do Trichoderma?

Fungo Trichoderma é aliado no controle biológico de doenças em culturas agrícolas. ... Neste contexto, o fungo Trichoderma spp. é considerado um dos mais importantes agentes biológicos no controle de doenças em diferentes culturas agrícolas.

Quando aplicar Trichodermas?

Trichoderma tem um efeito preventivo sobre contra infecções por fungos do lenho e para maximizar o efeito preventivo, várias condições precisam ser respeitadas: 1. Aplicação de produto à base de Trichoderma o mais rápido possível, após a poda. 2.

Como aplicar Trichoderma no solo?

A aplicação de Trichoderma spp. deve ser feita via barra de pulverização ou água de irrigação, para cobrir 100% da área infestada com o patógeno. Não se deve esperar que o jato dirigido ou mesmo o tratamento de semen- tes sejam eficientes para controlar S.

Qual a relação do Trichoderma com o desenvolvimento das plantas?

Além de controlar patógenos de forma eficiente, algumas espécies do gênero Trichoderma spp. são capazes de promover o crescimento de plantas devido à produção de hormônios e solubilizados de nutrientes, tais como fosfato e micronutrientes que, tornando-se disponíveis às plantas podem estimular seu crescimento.

Como fazer Trichoderma?

Para a produção em massa, especialmente para fins comerciais, grãos de cereais como arroz e sorgo são os substratos mais utilizados na produção industrial para multiplicação das diferentes espécies do gênero Trichoderma, devido à praticidade, disponibilidade, ao custo e rendimento (FORTES et al., 2007).

Como usar o Trichoderma?

O Trichoderma pode ser utilizado em conjunto com inoculantes no tratamento de sementes, em pulverizações, no momento de semeadura ou até mesmo com o uso de sistemas de irrigação.

Como reproduzir o fungo Trichoderma?

Fermentação líquida como meio para produção massal de conídios de Trichoderma. O fungo Trichoderma é um dos agentes de biocontrole de doenças de plantas mais estudados e eficientes em uso na agricultura, havendo no Brasil um aumento significativo do interesse desse agente no controle de diversas doenças.

Como é feito o Trichoderma?

Para a produção em massa, especialmente para fins comerciais, grãos de cereais como arroz e sorgo são os substratos mais utilizados na produção industrial para multiplicação das diferentes espécies do gênero Trichoderma, devido à praticidade, disponibilidade, ao custo e rendimento (FORTES et al., 2007).

Como multiplicar Bacillus thuringiensis?

Diante dos resultados, é possível afirmar que adição de leite proporcionou maior crescimento microbiano. Utilizando ingredientes comuns na propriedade, o agricultor pode multiplicar seu próprio isolado de Bacillus thuringiensis para controle de insetos-praga em sua lavoura.

O que caracteriza um parasita obrigatório ou Biotrófico?

No micoparasitismo biotrófico, o parasita obtém nutrientes de células vivas, com pouco ou nenhum dano aparente para o hospedeiro. ... Já no micoparasitismo necrotrófico, o parasita destrói a célula hospedeira e utiliza os nutrientes do hospedeiro.

O que é um fungo biotrófico?

Os biotróficos são parasitas que extraem seus nutrientes de tecidos vivos, ou seja, exercem o parasitismo em plantas vivas, apresentando um alto grau de especificidade. Os fungos necrotróficos, ao contrário dos biotróficos, têm a habilidade de extrair nutrientes de tecidos mortos do hospedeiro.

O que é produção massal?

Atualmente, o processo de produção massal de propágulos mais utilizado para composição de formulações se baseia na multiplicação em meio sólido, porém este processo apresenta dificuldades de padronização de diversos fatores, como gradiente de temperatura, pH, umidade, concentração do substrato e tensão de O2.

Como multiplicar microrganismos na fazenda?

Atualmente o produtor tem duas opções se optar por este manejo: comprar as bactérias prontas, diluir em água e aplicar; ou multiplicar esses microrganismos dentro da própria fazenda, ato conhecido como produção “on farm”.