Saiba qual é a sua função do sistema de ignição, princípio de funcionamento, componentes, manutenção preventiva e diagnóstico de falhas. Aprenda a realizar serviços de qualidade nesse sistema, garantindo assim, alta performance e produtividade em sua oficina.
Ao observar o esquema, identificamos facilmente os pinos de alimentação, aterramento e de controle do disparo da centelha proveniente da central de controle do motor para os cilindros 1 e 4 e para os cilindros 2 e 3.
Produtos sem qualidade
Na MixAuto trabalhamos com diversos peças para diversos modelos, para todas as marcas e anos dos veículos. Todas as peças possuem garantia de 3 meses pela MixAuto, pois acreditamos nos nossos produtos. Clique aqui para conferir os produtos de sistema de ignição. Acesse nosso site: www.mixauto.com.br
Com uma mistura pobre em baixa o motor aquece ao ponto de romper o filme de óleo formado entre as paredes do cilindro e do pistão, ocasionando assim o travamento. Normalmente esse travamento se dá na direção das janelas de escapamento, onde a temperatura é maior. Mantendo a rosca da vela na cor preto brilhante, ligeiramente úmida, você garantirá a lubrificação necessária para o bom funcionamento do motor.
O dispositivo usado chama-se SCR (Silicon Controlled Rectifier ou Diodo Controlado de Silício), e funciona como uma chave que “liga” a corrente entre seu ânodo e cátodo quando um impulso elétrico é aplicado à sua comporta ou “gate”. A comporta (gate) é então ligada ao platinado.
A evolução das bobinas
O que você acha de concorrer um par de ingressos para o GP de Interlagos da Formula 1? Participe da promoção Pit Stop MixAuto Center, da uma conferida aqui.
Quer saber como funciona o sistema de ignição eletrônica do seu carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender sua função e como ele funciona. Acompanhe!
Numa primeira etapa temos um circuito inversor, em que dois transistores oscilam em contrafase de modo a elevar a bobina de 12V para aproximadamente 600v. Conforme vimos, a tensão contínua na bateria “não passa” por uma bobina, sendo por isso necessário fazer uma transformação em pulsos, o que o que é conseguido com transistores que ligam e desligam alternadamente em grandes velocidades(entre 500 e 5000 vezes por segundo).
Quais as vantagens da ignição eletrônica?
Podemos reduzir em até 100 vezes a corrente do platinado, o que significa , em princípio, uma durabilidade muito maior para este elemento já que não existem mais as faíscas que causam sua deterioração.
Outro problema comum é o “flash over”, quando a eletricidade escapa por fora da vela, deixando marcas de queimado na cerâmica e no supressor. Geralmente, é causado por defeitos nas peças, no motor ou pela montagem de itens errados.
No manual injeção eletrônica você encontra tanto o esquema elétrico com informações como simbologia, cores dos fios, identificação e função de cada pino, como o passo a passo para se realizar os testes em seus diversos componentes.
Este elemento tem múltiplas funções. A principal delas é fazer com que a eletricidade gerada na bobina e transmitida pelo cabo da bobina, chegue até a adequada vela de cilindro. Dentro do distribuidor o elemento responsável por isto é o rotor, que faz a ligação elétrica que possibilita a eletricidade atingir cada vela.
Os sistemas de ignição por faísca são basicamente os mesmos em todos os automóveis fabricados atualmente. Os restantes componentes do sistema de ignição fornecem a eletricidade às velas de cada cilindro a uma voltagem suficiente no momento preciso.
O velho distribuidor
Alguns aspectos da manutenção do sistema de ignição, como a substituição das velas de ignição, podem ser feitos por conta própria. No entanto, se você não tiver experiência ou conhecimento adequados, é sempre recomendável procurar a ajuda de um profissional qualificado.
No SIMPLO temos um capítulo dedicados aos reparadores que já praticam o diagnóstico por imagem, ou seja, que realizam análise e interpretação dos oscilogramas resultantes da captura com osciloscópio dos diversos componentes automotivos.
A ignição eletrônica substituiu os antigos sistemas de ignição por platinado, fornecendo uma faísca mais consistente e precisa. Isso resultou em melhorias no desempenho do motor e maior confiabilidade.
Análises mais detalhadas
Se estiver tudo em ordem, solte os itens do sistema de ignição e procure os defeitos mais comuns: trincas, ressecamentos, cortes, quebrados, amassados, áreas derretidas, sinais de atrito, oxidações, folgas, desgastes acentuados ou desiguais.
Outras vezes, o próprio cliente estraga o veículo sem querer, usando combustível adulterado, mandando lavar o motor com produtos fortes ou adiando a manutenção. Sempre que encontrar esses problemas, converse e mostre os danos.
O que é o sistema de igniçãoAs peças que compõem esse sistema são: bateria, bobina de ignição, distribuidor (nos carros mais antigos), cabos de velas e velas de ignição.
O que é o sistema de ignição?
No circuito da ignição do carro, este momento é determinado pela abertura e fechamento do platinado, que funciona como uma chave que liga e desliga a corrente. Abrindo e fechando, ele determina então o instante em que a alta tensão é gerada e a faísca produzida na vela. Mas, o sistema de ignição não é apenas isso.
Quais os tipos de sistema de ignição?
Existem três tipos de ignição automóvel: o sistema de ignição mecânica, o sistema de ignição eletrónica e sistema de ignição sem distribuidor.
Qual é a função da vela de ignição?
A vela de ignição fica localizada no cabeçote do motor dos veículos. Sua principal função é conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão, e transformá-la em centelha elétrica de alta tensão, o que dará início a combustão, ou seja, a queima da mistura ar/combustível.
Para que serve a ignição eletrônica?
Além disso, a ignição eletrônica proporciona uma potência maior da faísca quando o motor está em alta rotação, pois garante que a tensão da ignição seja constante. Ela também evita a desregulagem, mantendo o ponto de ignição sempre ajustado.
Qual dos elementos fornece energia elétrica ao sistema de ignição?
O sistema de ignição de um automóvel é constituído por quatro partes principais: uma bateria, que fornece a corrente elétrica, uma bobina, que eleva a tensão da corrente, de um distribuidor, que envia a corrente às velas no momento adequado e finalmente as velas, que produzem as faíscas que inflamam a mistura contida ...
Como funciona o sistema de ignição com platinado?
Platinado: É apenas uma chave elétrica comandada pelo eixo de cames. Ele tem um par de contatos, uma mola, e um came plástico, que é acionado pelo eixo, fazendo com que os contatos se abram ou fechem em sincronia com o motor.
O que é controle de ignição?
É uma injeção eletrônica totalmente programável em tempo real que permite a alteração de todos os mapas de injeção e ignição conforme a necessidade do motor. ... Os alertas podem ser programados para cortar o motor trazendo mais segurança ao usuário.
São componentes dos sistemas de ignição direta?
O sistema de ignição de um automóvel é constituído por quatro partes principais: uma bateria, que fornece a corrente elétrica, uma bobina, que eleva a tensão da corrente, de um distribuidor, que envia a corrente às velas no momento adequado e finalmente as velas, que produzem as faíscas que inflamam a mistura contida ...
O que é o avanço de ignição?
O avanço do ponto de ignição promove uma variação crescente na pressão da mistura carburante e um consequente aumento na potência do motor. Entretanto, ele é limitado pelo fenômeno conhecido como detonação.
Qual o tempo de duração das velas de ignição?
Grande parte dos fabricantes de automóveis recomendam que a vela de ignição passe por uma verificação de rotina, a cada 10 mil quilômetros. No entanto, a necessidade de troca pode variar, mas não passa dos 40 mil ou 50 mil quilômetros rodados.
Qual a abertura da vela de ignição?
A especificação varia de acordo com o veículo, mas situa-se entre 0,7mm e 1,5mm na maioria dos casos. Você pode consultar o manual do proprietário ou site do fabricante da vela, ou ainda, pode ir até uma loja de autopeças – onde poderá encontrar uma tabela de aplicações.
Como funciona um distribuidor de ignição eletrônica?
Existe uma peça chamada platinado, e outra peça chamada de rotor. A bobina de ignição manda a tensão para o distribuidor, que a recebe, porém o platinado é quem permite a passagem dessa tensão, através do eixo de rotação do distribuidor. ...
Como funciona o HotSpark?
O módulo HotSpark é um dispositivo pensado para transformar uma ignição convencional (de platinado) em ignição eletrônica. O que significa, sem peças mecânicas sofrendo atrito, sem alterações de ponto por desgaste mecânico, sem incidencia de umidade ou clima, com melhor gerenciamento da potência e da faísca.
Quais são os principais sistemas de um veículo?
Os principais sistemas de um veículo automotor são:
Sistema do motor.
Sistema de transmissão.
Sistema de direção.
Sistema de suspensão.
Sistema de freios.
O que é um comutador de ignição?
Ele tem a função de ajustar e controlar a pressão no circuito onde o etanol ou gasolina passam. A bomba de combustível é acionada por meio do relé de controle. É ele que leva o combustível do tanque até o sistema de alimentação do motor, suprindo as condições de trabalho, como a carga, rotação e temperatura.