O fentanil é um remédio opióide sintético, semelhante à morfina, porém com efeito analgésico 50 a 10 vezes mais potente do que a morfina, sendo normalmente indicado para aliviar a dor crônica, dor muito forte ou para ser usado como complemento de uma anestesia geral ou local.
Com menos frequência pode ainda ocorrer sedação, tontura, diminuição dos movimentos voluntários, distúrbios visuais, diminuição ou aumentos dos batimentos cardíacos, arritmia, hipotensão, hipertensão, dor na veia, parada temporária da respiração, broncoespasmo, laringoespasmo, dermatite alérgica, confusão pós-operatória e complicação neurológica anestésica.
Se o adesivo descolar após certo tempo de uso, mas antes de 3 dias, deve-se descartar adequadamente e aplicar um novo adesivo em um local diferente do anterior e informar o médico. Após três dias, pode-se remover o adesivo, dobrando-o duas vezes com a face adesiva para dentro e descartar em segurança. Depois disto, pode-se aplicar o novo adesivo conforme as instruções da embalagem, evitando o mesmo lugar que o anterior. Deve-se ainda anotar, no fundo da embalagem, a data de colocação do adesivo.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do adesivo transdermico de fentanil em adultos são insônia, sonolência, tontura, náusea, vômito ou dor de cabeça. Em crianças, os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são dor de cabeça, vômito, náusea, prisão de ventre, diarreia ou coceira generalizada.
Alguns dos fatores que devem ser considerados na determinação adequada da posologia devem incluir a idade, peso corporal, estado físico, condição patológica, uso de outros medicamentos, tipo de anestesia a ser utilizada e o procedimento cirúrgico envolvido, já que a dose pode variar para cada situação:
Podem ser administrados 50 a 100 mcg (1 a 2 mL) para o controle da dor, por via intramuscular. A dose pode ser repetida após 1 a 2 horas, se necessário. Quando se opta pela via espinhal, deve-se administrar 100 mcg (2 mL). Essa quantidade de 2 mL deve ser diluída em 8 mL de solução salina a 0,9%, resultando em uma concentração final de 10 mcg/mL. Doses adicionais podem ser aplicadas se houver evidências de diminuição do grau de analgesia.
Dois anos após o cantor Prince ser encontrado sem vida na sua propriedade em Minnesota, no norte dos Estados Unidos, a investigação confirmou em abril de 2018 que a morte dele foi causada por ingestão acidental de fentanil.
O uso regular do fentanil e em doses acima do recomendado pode viciar, isso porque essa substância é mais potente que a morfina, de forma que apenas uma pequena quantidade é capaz de garantir o efeito. Assim, caso seja usado com regularidade, os receptores de dopamina, que é o neurotransmissor liberado após o uso de opioides, podem deixar de funcionar corretamente, de forma que acaba sendo necessário aumentar a dose da substâncias para que se tenha o mesmo efeito, resultando no vício.
Podem ser administrados 1,5 mcg/kg. Quando se necessita de uma complementação da anestesia regional, doses de 50 a 100 mcg (1 a 2 mL) podem ser administradas por via IM ou intravenosa lenta.
Existem várias dosagens disponíveis de adesivos transdérmicos, podendo ser liberadas 12, 25, 50 ou 100 mcg de fentanil por hora, durante 72 horas. A dose prescrita depende da intensidade da dor, da condição geral da pessoa e da medicação que já foi tomada para aliviar a dor, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.
Além disso, o uso de doses maiores do que as recomendadas pode resultar em overdose, que pode ser percebida através de sintomas como dificuldade para respirar, respiração lenta ou superficial, pele fria, úmida, pálida, azulada ou cinza, lábios e unhas arroxeados, pupilas muito pequenas, perda de consciência, falta de resposta, vômitos, parada respiratória.
O fentanil não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade ou por pessoas que tenham alergia ao fentanil ou qualquer um dos componentes presentes na fórmula. Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a outros remédios opioides.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Quando a atenuação da resposta endócrino-metabólica ao trauma cirúrgico é especialmente importante, doses de 50 a 100 mcg/kg (1 a 2 mL/kg) podem ser administradas com oxigênio e um relaxante muscular.
O fentanil injetável pode ser aplicado diretamente na veia ou no músculo por um profissional de saúde, dependendo da indicação do médico, ou por via epidural, que corresponde aos espaços entre as vértebras da coluna vertebral, devendo ser essa aplicação ser realizada pelo médico.
Nesses casos, deve-se levar a pessoa ao hospital imediatamente ou chamar a ambulância para que o atendimento seja feito o mais possível, pois a overdose pode colocar a vida em risco. Veja como é feito o tratamento da overdose.
Devido ao risco de depressão respiratória, os pacientes sob efeito de citrato de fentanila devem receber vigilância médica adequada, devendo-se contar com equipamento para ressuscitação e antagonista opioide à disposição. Por este motivo, deve ser usado com cautela em pacientes com DPOC ou outras doenças que diminuam a capacidade respiratória.