Predomina no texto a função da linguagem: ... fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
Quando o objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado, diz-se que a função predominante no texto é a referencial ou denotativa.
Característica da função apelativa ou conativa da linguagem.
Costuma ser o texto presente em gramáticas e dicionários, os quais apresentam informações sobre a própria linguagem. No caso da frase "Os verbos transitivos são classificados em diretos, indiretos e diretos e indiretos", fala-se da classificação dos verbos.
Portanto é fazer a referência de alguma coisa ou algo sem juízo de valor. Essa função é bastante encontrada em notícias de jornais, textos acadêmicos pois existe uma imparcialidade. Dessa forma a intenção é transmitir a mensagem a respeito de algum assunto específico.
A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.
Antes de iniciar o assunto, é importante aprender quais são os elementos da comunicação, pois as funções da linguagem estão diretamente ligadas a eles. ... Os seis elementos da comunicação são: emissor, receptor, mensagem, referência ou contexto, canal e código. Cada um desses elementos terão uma função específica.
Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente.