Na clave de sol (3o oitava, no piano) lê-se a nota sol na linha em que a clave inicia. ... Já a clave de fá é mais usada quando se tem notas mais graves, pois lê-se, na linha em que a clave inicia, o fá (2o oitava, no piano).
A clave de fá tem início na quarta linha de baixo para cima, onde está localizada a nota fá. Ambas as claves se encontram no dó central.
Repare que na clave de Fá existe o mesmo Dó que você viu representado na clave de Sol (Dó central). É um ponto de encontro! Como essa clave mostra as notas mais graves, no piano ela representa o que você deve tocar com a mão esquerda, enquanto a clave de Sol mostra o que você deve tocar com a mão direita.
Na música ocidental, os intervalos são estudados a partir da divisão diatônica da escala. As unidades de medida de intervalos, baseadas na escala logarítmica, são o tom e o semitom. Para intervalos menores que um semitom, são utilizados o savart e o cent (o mais utilizado atualmente).
O intervalo de quinta justa é um intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio. Por exemplo, a quinta justa de C é G, a de C# é G#, a de D é A, etc.
Semitom é a menor distância entre dois sons pautados (representados graficamente) peculiar as práticas da música ocidental.
Semitom diatônico: quando formado por duas notas de mesmo nome (sons sucessivos). Um tom é formado por dois semitons.
Pode-se afinar todas as guitarras meio tom abaixo, e abaixar a última corda um tom abaixo, formando assim o Drop C# ou Drop Db. Também pode-se afinar todas as cordas da guitarra 1 tom abaixo (DGCFAD), e descer a 6ª corda ainda mais um tom, resultando na afinação CGCFAD, chamada de drop C.