O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
Para as residências, a distribuição é dividida em regiões. Cada circuito de 13.
Mas, antes disso, o circuito passa por mais um transformador. Esse transformador é o que vemos nos postes de luz e é ali que a tensão finalmente cai para 110 ou 220 volts.
Como funcionam as linhas de transmissão de energia elétrica Passando de ponto em ponto, a energia elétrica percorre milhares de quilômetros em corrente alternada, até chegar a seu destino final. ... As subestações enviam esta energia até as cidades, através da fiação elétrica que passa pelos postes que vemos nas ruas.
( 1 ) Receptor ( ) Material responsável pela transmissão elétrica.
Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
Linhas de transmissão Torres de alta tensão levam a eletricidade por longas distâncias. Para reduzir as perdas energéticas durante a transmissão, ela é transportada em altíssima voltagem. Subestações de distribuição A eletricidade passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem dela.
116.
Esse sistema usa a corrente contínua para transmissão da energia, ao contrário do tradicional, que utiliza a corrente alternada. Na prática, isso permite que a energia seja transportada em grandes distâncias (e volumes) e também proporciona a interligação entre redes de energia com frequências diferentes.
Como falamos no nosso outro texto sobre subestações, o transformador é uma máquina elétrica que “transforma” a tensão da energia. ... A função deles, nessa etapa do processo, é elevar a tensão de geração até a tensão desejada para a transmissão.
A corrente alternada (CA) é a corrente gerada pela grande maioria das usinas e usada pela maioria dos sistemas de distribuição de energia, já que é mais barata de gerar e tem menos perdas de energia do que a corrente contínua ao transmitir eletricidade por longas distâncias.
Mas se a corrente diminui(aumentando a tensão) então passa menos coloumbs por segundo, e então a potência diminui. Se a tensão faz a coisa fluir mais rápido então os elétrons vão correr mais.
Mantendo os 5V, a única forma de dobrar a corrente é dobrando a potência gerada, girando o eixo do motor duas vezes mais rápido. Além da dica dada, outras soluções possíveis são: Usar geradores em série. Substituir o gerador por outro mais potente.
Assim, a tensão é a "CAUSA" da corrente e a corrente é o EFEITO. ... É por esta razão que, se ligarmos uma lâmpada que foi projetada para funcionar com uma tensão de 110 V numa tomada de 220 V, ela queima: a "pressão elétrica" será demais, fazendo passar uma corrente maior do que ela suporta.