Qual a diferença de camelo para dromedrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A diferença principal, anote aí, é que os dromedários têm uma corcova nas costas, enquanto os camelos têm duas. Fácil, não é? Os dromedários são naturais dos desertos da África e do Oriente Médio. Já os camelos são originais da Ásia, vivendo em regiões secas e, muitas vezes, frias.
Porque o camelo consegue sobreviver ao clima quente e seco do deserto?
As corcovas –ao contrário do que muita gente pensa– são formadas por gordura e não água. Entretanto, os camelos realmente utilizam suas corcovas e outras partes do corpo para viver em clima seco e quente.
Quantos dias o camelô pode ficar sem água?
A corcova (ou corcunda) chega a pesar 36 kg (quilos), mas diminui à medida que a gordura vai sendo consumida. Este animal pode ficar até oito dias sem ingerir água, mas, quando a encontra, consegue beber quase cem litros em apenas dez minutos.
Como o camelo sobrevive no deserto com pouca água?
Camelos são um bom exemplo. Para cada grama de gordura que metaboliza, consegue pouco mais de 1 ml de água. Sendo assim, em vez de armazenar água em suas corcovas, eles usam gordura - até 36kg dela. Se a gordura é uma boa fonte de água, é tentador estranhar não vermos animais obesos se arrastando pelo deserto.