As principais consequências desse processo são a improdutividade e infertilidade do solo e a provável perda da fauna local. O uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o descarte incorreto de resíduos industriais, os lixões não fiscalizados e os desmatamentos são as principais causas da contaminação química.
Embora tenha causas naturais, os principais determinantes da desertificação estão associados com práticas antrópicas, como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária.
É um corpo material inconsolidado que cobre a superfície terrestre. Com as ações naturais, as rochas se transformam-se em pequenas partículas (areia e pó), e essas se misturam com restos de plantas e animais, formando o solo.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Ao remover o Sol, cessaria o efeito gravitacional que ele exerce nos objetos do sistema solar. ... Isso pode não parecer grande coisa, mas cada planeta, cometa, asteroide e grão de poeira em órbita no sistema solar iria se mover de forma independente, e suas trajetórias mudariam depois que o Sol voltasse.