Os polígonos simples são aqueles cujos segmentos consecutivos que o formam não são colineares, não se cruzam e se tocam apenas nas extremidades. Quando existe intersecção entre dois lados não consecutivos, o polígono é chamado de complexo.
Sim, há figuras fechadas que não são polígonos. Para que uma figura fechada seja classificada como polígono, é necessário que ela seja formada por segmentos de reta que não se cruzam. Então, se a figura tiver um segmento curvo, por exemplo, ou linhas que se cruzam, NÃO será classificada como polígono.
São chamados de polígonos convexos aqueles que não possuem reentrâncias. Entretanto, geometricamente, a definição é outra: um polígono não é convexo quando for possível escolher pontos A e B em seu interior de modo que pelo menos um ponto do segmento de reta AB fique fora desse polígono.
As figuras não planas são chamadas de não poliedros, quando todas as superfícies não são formadas por polígonos, e possuem formas circulares e/ou côncava (arredondada, curvada, etc.). Exemplo: Algumas figuras que não são poliedros são: Esfera.
Resposta: Polígono é a figura plana e fechada formada pela união de um número finito de segmentos de retas. Assim, considere um polígono qualquer: Os pontos A, B, C, D, E, F, G e H são os vértices do polígono e são formados pelo encontros dos segmentos AB, BC, CD, DE, EF, FG, GH e HA, chamados lados do polígono.