Posicionar a cabeça em leve extensão; Aspirar boca e narinas (S/N); Secar o RN. Prover calor – temperatura ambiente (23-26ºC), fonte de calor radiante, evitar circulação de ar (portas fechadas), secar o RN e remover os campos úmidos.
Indica-se sucção, incluindo o uso de uma seringa bulbo, apenas para lactentes que apresentam obstrução óbvia das vias respiratórias ou que exigem ventilação com pressão positiva. Recomenda-se um atraso de 30 segundos no clampeamento do cordão umbilical para lactentes pré-termo e a termo que não precisam de reanimação.
Em recém-nascidos saudáveis a saturação de oxigênio com 1 minuto situa-se ao redor de 60-65%, atingindo valores entre 87-92% no quinto minuto. O boletim de Apgar não deve ser utilizado para determinar o início da reanimação, mas sim para avaliar a resposta do paciente às manobras realizadas.
( ) A frequência cardíaca (FC) é o principal fator determinante da decisão para indicar as diversas manobras de reanimação. Logo após o nascimento, o RN deve respirar de maneira regular e suficiente, para manter a frequência cardíaca acima de 75 bpm.
d) A medicação está indicada se, apesar de ventilação adequada e compressões torácicas, a freqüência cardíaca não é maior do que 60 bpm. São objetivos da ressuscitação na sala de parto, EXCETO: a) Fornecer débito cardíaco adequado.
O objetivo é garantir que os pulmões do recém-nascido inflem, garantindo a dilatação da vasculatura pulmonar. Os resultados da VPP são verificados 30 segundos após o início de sua aplicação.
A adrenalina está indicada após 30 segundos de ventilação e MCE sem resposta. O uso de expansores fica restrito aos RNs que não respondem às manobras por possível perda sanguínea. O bicarbonato é opção em caso de acidose metabólica grave, e seu uso é excepcional.
A ausência dos cuidados de pré-natal é um dos principais. Além deste, o tabagismo, o alcoolismo, o uso de entorpecentes, o estresse exacerbado, as infecções urinárias, o sangramento vaginal, o diabetes, a obesidade, a hipertensão e a gravidez gemelar são causas frequentes para o parto prematuro”, detalha Nese.
É considerado prematuro, ou pré-termo, todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação, sendo prematuros precoces aqueles nascidos com menos de 34 semanas e tardios entre 34 e 37 semanas.
A Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), pressão positiva contínua nas vias aéreas, é uma técnica que possibilita uma recuperação mais rápida, garantindo que mais crianças sejam beneficiadas pelo atendimento do serviço da Neonatologia do HRN.