Dependências: Ilhas de Cocos e Ilha do Natal (Austrália), Guam (Estados Unidos), Acrotíri e Decelia e Território do Oceano Índico (Reino Unido).
Em resumo, a Ásia está localizada entre os continentes europeu, americano, africano e a Oceania. Além disso, boa parte do território está localizado no hemisfério Norte.
O continente é banhado a leste pelo oceano Pacífico, ao sul pelo oceano Índico e ao norte pelo oceano Ártico. No hemisfério norte estão localizadas a maior parte das terras do continente.
Essa região engloba o território de países que pertenciam à antiga União Soviética como, por exemplo, Azerbaijão, Armênia, Moldávia, Rússia, Cazaquistão e etc.
Em resumo, a Ásia Central está localizada entre o Mar Cáspio, centro-oeste da China, norte do Irã e sul da Sibéria. Essa região tem cerca de 4 milhões de km2.
Fontes: Brasil Escola, Escola Kids e, por fim, Toda Matéria.
Os países da Ásia são as nações que fazem parte do Continente Asiático. Em resumo, a Ásia está localizada a leste do continente europeu e a nordeste do continente africano.
No total, esses países possuem uma área de mais de 43 milhões de km². Portanto, o Continente Asiático é o continente mais extenso do mundo.
Entre todos os continentes, a Ásia é o mais extenso e com maior densidade de população da Terra, com mais de 4 bilhões de habitantes. Este continente se vangloria, junto com a Europa, de ser considerado o berço da civilização, e nele surgiram as três religiões monoteístas -islamismo, judaísmo e cristianismo - além do hinduísmo, budismo, confucionismo e o xintoísmo. Nele podemos encontrar a Grande Muralha da China e o monte Everest no Himalaia. Este continente é formado por 48 países e tem mais de 20 idiomas regionais. Em umComo.com.br mostramos a você a lista de países e capitais da Ásia em ordem alfabética, além de um mapa para que possa localizar cada um.
Além dele, há outros países com grandes economias localizados no Oriente Médio e com suas economias baseadas nas reservas de petróleo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes.
A Ásia é o maior continente do mundo em extensão territorial, com cerca de 44 milhões de km², e também o mais populoso, China e Índia, por exemplo, são a primeira e segunda nação mais populosa do mundo. Também é um continente de contrastes, onde encontramos a modernidade de cidades como Tóquio e Xangai e ao mesmo tempo, a pobreza de países como Bangladesh e Timor-Leste.
No total são: 51 países (sendo 10 deles, transcontinentais), 2 territórios não reconhecidos, 5 dependências e, por fim, 2 entidades internacionais reconhecidas.
Mas o continente também tem um grande contraste social. Ao mesmo tempo que possui países e cidades bastante modernas e ricas, como Japão, possui ainda lugares de extrema pobreza, como Bangladesh.
O continente asiático se divide em: Oriente Médio (grande maioria, países árabes e muçulmanos), Ásia Boreal (parte asiática da Rússia), Ásia Central (Casaquistão, Usbequistão, Turcomenistão, Quirquistão e o Tajiquistão), Extremo Oriente (China, Mongólia, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão) e Ásia Austral (Índia e o sudeste asiático).
A Ásia é o continente maior e mais populoso do planeta. Com uma extensão superior a 43 milhões de km², também possui mais de 60% da população mundial, um total aproximado de 3,95 bilhões de habitantes.
Alguns exemplos de países que fazem parte dessa região são: Índia, Maldivas, Paquistão e Nepal. Sendo que essa região fica no sul do continente, conhecido como subcontinente.
Enfim, na Ásia existem 51 países, sendo que alguns são transcontinentais, 2 territórios não reconhecidos, 5 dependências e, por fim, 2 entidades internacionais reconhecidas.
Considerado o ponto mais baixo do planeta, o Mar Morto é uma fronteira natural entre Jordânia e Israel. Além disso, ele tem cerca de 400 metros abaixo do nível do mar.