Elasticidade-preço da oferta
Assim como da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários. Diferente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços.
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demanda de um bem ou serviço dividido pela variação percentual no preço. A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço.
Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1. Demanda de Elasticidade Unitária: Elasticidade igual a 1. Demanda Elástica: Elasticidade maior do que 1 e menor do que ∞ (infinito) Demanda Infinitamente Elástica: Elasticidade igual a ∞
Elástica: a quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd > 1; ... Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, assim a receita aumenta.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
1 Qualidade ou estado de elástico. 2 Fís Propriedade dos corpos sólidos de retomarem sua forma primitiva quando uma força deformante atua sobre eles. 3 por ext Qualidade do que é maleável; flexibilidade, maleabilidade: A elasticidade dessa ginasta brasileira.
adjetivo Que tem elasticidade, que se estica ou pode ser esticado. [Figurado] Flexível, volúvel: consciência elástica. substantivo masculino Fio, tira, cordel feito ou guarnecido de borracha, e que estica ou se estira.
[Gíria] Coisa muito legal ou muito boa.