De acordo com Robbins (2005) a motivação possui três propriedades que a regem, uma é a direção, o foco da pessoa em sua meta e como realizar, outra é a intensidade, se o objetivo proposto é feito como algo que vai lhe trazer satisfação ou será realizado por obrigação, e a permanência. "A motivação é específica.
“Motivação: o termo geral que descreve o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos”. (Deese, 1964, p. 404). ... aos fatores envolvidos em processos de energia, e a incluir outros fatores na determinação do comportamento”.
Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
Em síntese, o uso de recompensas externas em situações de aprendizagem deve ser disponível de forma criteriosa, deve o professor promover não só a motivação extrínseca com essas recompensas, mas também a intrínseca a fim de construir um ensino mais eficaz e interessante do ponto de vista do aluno, pois o ensino passa a ...
É relevante o papel do professor como mediador desse caminho, devendo ele observar e criar situações para trabalhar e desenvolver as habilidades e competências dentro da sala de aula, propiciando a motivação entre os alunos.
Contudo, a motivação é um fator indispensável para a efetivação do aprendizado. O foco dos alunos motivados são as razões extrínsecas a tarefa tais como evitar punições ou obter alguma recompensa não relacionada à tarefa em si. Eles não apreciam as tarefas acadêmicas e as evitam o quanto podem (BZUNECK, 2001).