Entendendo as alturas Geralmente, os homens possuem uma voz mais grave, isso é, uma voz mais “grossa”. Já as mulheres apresentam voz mais aguda, mais fina. Com isso, a gente conclui que a voz masculina possui menor frequência que a voz feminina. Num linguajar mais técnico, o som agudo é alto e o som grave é baixo.
A afinação convencional das cordas de um violão ou guitarra, das notas mais agudas às mais graves é a seguinte: E (mi), B (si), G (sol), D (ré), A (lá) e E (mi); a estas notas correspondem frequências de vibração específicas.
Como ler Partitura
Diferenciação de acordes e arpejos na partitura Como a leitura da pauta é feita de baixo para cima, a primeira nota que você terá que tocar nesse arpejo é a nota Sol, depois Si e depois Ré. Apesar de não possuírem o sinal de legato, você deverá tocar essas notas bem unidas.
A sequência de cordas soltas é assim: 1 corda (da aguda para a grave)- mi, 4° espaço, entre a linha 4 e 5 da pauta. 2 corda- lá (indicado na figura) 3 corda- ré (indicada na figura) 4 corda- sol (duas escalas abaixo do dó da figura) Para se tocar notas diferentes, deve-se pressionar a corda em determinado…
As cordas de violino são afinadas de acordo com uma frequência de vibração específica:
Um violino precisa ser afinado muitas vezes até que as cordas novas se acomodem. ... A afinação padrão para as cordas seguindo por ordem de espessura é Mi (1ª corda, a mais aguda), Lá (2ª corda), Ré (3ª) e Sol (a 4ª corda, a mais grave). .
Do grave para o agudo, a afinação do violino é Sol – Ré – Lá – Mi. Isso significa que cada uma dessas cordas, ao ser tocada solta, deve produzir o som que lhe dá nome. A distância entre cada corda é de uma quinta, o que significa dizer que cada uma delas está a 5 notas de distância da próxima.
As cordas do violino estão afinadas em quintas (uma quinta é o intervalo entre duas notas cujas freqüências estão numa razão 3:2). As notas e as freqüências correspondentes às quatro cordas do violino são: Sol3 (196 Hz), Re4 (293.
O cavalete deve estar apoiado exatamente sobre essa linha. Você também pode usar um gabarito para isso. Nesse caso, pode ser uma régua. Observe também se a base de seu cavalete está com 100% de sua superfície em contato com o tampo do violino.
A alma do violino (sound post), é um palito cilíndrico da grossura de um lápis e que se apóia entre os dois tampos. Ela se mantém nessa posição devido à força exercida pelas cordas sobre o cavalete (bridge). A alma tem duas funções, uma acústica e uma estrutural.
É por isso que o violinista pode posicionar uma ombreira ou espaleira entre a clavícula e o botão do instrumento. Uma boa espaleira é instalada na clavícula esquerda do violinista para receber o violino e manipular o arco - com a mão direita, convencionalmente - com facilidade.
Método 2 de 2: Técnica Básica