A compressão de que o percurso de escolarização de um aluno acontece por etapas já é familiar para boa parte das pessoas. Para além das séries – ou anos escolares – o sistema educacional brasileiro é constituído por níveis e modalidades de ensino.
Mesmo que o curso seja 100% a distância, o aluno pode ter momentos de interação com professores e outros colegas de curso, seja em atividades presenciais ou em ambiente virtual.
Leia também: Tire todas as suas dúvidas sobre como funciona graduação a distância
Com o desenvolvimento de tecnologias mais acessíveis, esses cursos podem ser acessados pelo computador ou por dispositivos móveis, como tablets e celulares. Isso aumenta exponencialmente o potencial de alunos, já que grande parte dos brasileiros acessam essas tecnologias.
O aluno, para ter direito ao EJA, deve atender alguns critérios, como, por exemplo, ter idade mínima de 15 anos – para terminar o ensino fundamental – e 18 anos para o ensino médio.
Nele, o aluno precisa ir até à IES, mas apenas algumas vezes por semana, o que reduz custos, tanto das mensalidades, pela possibilidade de promover maior escala, quanto do próprio aluno, que não precisará movimentar tantos recursos para manter-se na formação.
Por isso, esse tipo de educação está voltado também no desenvolvimento da capacidade do aluno em competir no mercado de trabalho, trabalhar e conviver em grupo, se apoiando principalmente nos pilares de saber ser, saber conviver, saber fazer e saber conhecer.
Além disso, é uma oportunidade para quem não abre mão da interação direta com os professores e colegas, com grande possibilidade de troca. O diploma, tal qual como na educação a distância, é validado pelo MEC e o aluno ainda colhe os benefícios da flexibilidade de horários.
Na LDB, ela é assegurada no artigo 37, que diz que os sistemas de ensino devem garantir gratuitamente a esse público a modalidade de educação, considerando seus interesses, condições de vida e trabalho.
Eles envolvem supervisão, avaliação e reconhecimento dos cursos, com aval do Ministério da Educação (MEC). Alguns cursos ainda não possuem opções parcial ou totalmente à distância porque precisam da anuência dos conselhos de áreas específicas.
É por isso que Educação a Distância é pauta quase sempre. É preciso entender que o EaD pode ser uma grande ferramenta para as nossas barreiras sociais, geográficas e culturais.
Essa modalidade busca tornar acessível o ensino a indivíduos com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Ela deve ser desenvolvida de forma inclusiva, com apoio complementar específico, quando necessário. Segundo a LDB:
Há uma certa prioridade em se formar profissionais indígenas que possam aplicar a educação voltada à população. Universidades são estimuladas por editais do governo para que se invista na formação do professor indígena.
Então faça! Ao mesclar os formatos, todas as modalidades ficam mais cobertas. Daí o critério do aluno estará mais atrelado a outras necessidades e até mesmo à interface que deseja ter com a tecnologia.
Tendo em vista todas essas modalidades de ensino, fica claro que o objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação é garantir que toda a população tenha acesso a qualidade de ensino, independentemente de sua idade, condição social e etnia.
São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Dessa forma, por exemplo, a educação de jovens e adultos pode ser ofertada como ensino fundamental ou médio.
29 da referida lei: “educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade”.
Turmas por faixa etária
O que a creche pode ensinar?
A Educação Infantil acontece bem antes da criança aprender a ler e a escrever, ou seja, antes do período de alfabetização. ... A preocupação da pré-escola está voltada ao desenvolvimento pessoal, estimulando atividades lúdicas, a linguagem artística e oral, além de jogos simbólicos.