A questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, compartilhando com as demais ciências humanas, como a sociologia, história etc, dados pertinentes para fundamentar a pesquisa de trabalhos futuros.
De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.
Ou, para dizer as coisas de outro modo: “Quem somos nós? ”(cf. Foucault, 1994a, p. 231). ... Foucault assinala logo que não se trata de perguntar “quem somos nós en- quanto sujeitos universais ”, mas enquanto sujeitos, ou singularidades histó- ricas.
O conceito de hábito exerce uma função fundamental na teoria moral aristotélica. ... Aristóteles acredita na existência de uma natureza humana que possibilita capacidade aos homens, mas vai além disso através da formulação do conceito de hábito, pois é através deste que o indivíduo pode aprender e manter-se educado.
Para Sartre, o homem é um tipo diferente de ser, pois pode pensar sobre a própria consciência e sobre o mundo ao seu redor. ... A consciência humana não tem uma essência definida, não tem um criador que tenha dado uma finalidade a priori para sua vida: “O homem é um ser pelo qual o nada vem ao mundo”.
Conceito “ser-em-situação”: é a realidade empírica que se mostra e se impõe a todos, filósofos ou não, é o dado puro e simples que se refere a qualquer realidade humana ou mundana, física e psíquica, é vida temporal do homem como desdobramento no tempo e espaço.