Alimentos energéticos e construtores são os alimentos que têm a função de produzir energia e também ajudar na construção do corpo. Devem ser consumidos muito moderadamente, pois, na prática, esses alimentos só fornecem calorias.
Os alimentos reguladores, são os alimentos que regulam as funções do organismo. São ricos em vitaminas e sais minerais. Atuam sobre o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Resposta. Os alimentos reguladores são alimentos que regulam as funções do organismo. São ricos em vitaminas e sais minerais. Atuam sobre o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Alimentos energéticos
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos.
Por fim, alimentos energéticos são os responsáveis pelo vigor que nosso organismo precisa para realizar suas funções diárias, incluindo todas essas já citadas. Eles são compostos majoritariamente por carboidratos, cuja recomendação de consumo é de 45% a 65% das calorias diárias.
Essa ordem começa com a utilização do carboidrato como a principal fonte de energia, por isso a necessidade de se alimentar com este nutriente antes da prática de exercícios físicos. Depois de um período, o organismo metaboliza a gordura e por último consome as proteínas musculares.
Carboidratos
As substâncias que são fontes de energia para o nosso corpo são; glicose, proteínas e os carboidratos.
Os alimentos atuam também como “combustíveis” em nosso organismo: algumas moléculas presentes nos alimentos são “queimadas” durante a respiração celular e fornecem energia necessária para a atividade dos órgãos.
Como transformar alimentos em energia? Para que o corpo assimile os nutrientes, é preciso quebrá-los por meio digestão, que acontece ao longo do trato digestório, com o auxílio de outros órgãos.