Epiderme – camada formada pelo epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, originado a partir do ectoderma cutâneo (Aula 3 deste módulo). Derme – camada composta por tecido conjuntivo originado do mesoderma. Hipoderme – camada adiposa também de origem mesodérmica, que une a pele aos órgãos mais profundos.
Sob a derme, encontra-se uma camada de gordura que ajuda a isolar o corpo do calor e do frio, proporciona uma cobertura protetora e serve para armazenar energia. A gordura é armazenada em células vivas, denominadas células adiposas, unidas entre si por um tecido fibroso. A espessura da camada de gordura varia, em algumas pessoas, entre uma fração de centímetros nas pálpebras e vários centímetros no abdome e nas nádegas.
A todo instante as células da pele vão morrendo, sendo descartadas e substituídas por novas. A exposição aos raios UV acelera esse processo e é possível vê-lo a olho nu - a famosa descamação. A pela que sai, corresponde às células mortas que, mais aceleradamente, estão sendo substituídas por novas.
A pele é o maior órgão do corpo humano, além disso ela desempenha funções importantes para o bom funcionamento do organismo. Uma das principais funções da pele no corpo é exercer uma camada protetora para o organismo que protege a pele contra agentes externos como vírus e bactérias.
É na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, e as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor", ensina a SBD - Sociedade Brasileira Dermatologia.
Existem quatro tipos de células na epiderme: Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina. Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele. ... Podemos dizer que são células de defesa.
São estruturas derivadas do ectoderma, como pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas, que fixam-se na derme através da epiderme. Estas fazem parte como componentes da pele, sendo fundamentais para execução de funções do órgão.
A SBD - Sociedade Brasileira Dermatologia ensina que: "na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas".
A pele desempenha todas essas funções e é dividida em três camadas, a epiderme, a derme e hipoderme. Para classificar cada uma delas e decifrar a função de cada camada da pele separamos as seguintes informações:
Os vasos sanguíneos da derme nutrem a pele e ajudam a regular a temperatura corporal. O calor faz com que os vasos sanguíneos aumentem (dilatação) e permite que grandes quantidades de sangue circulem perto da superfície da pele, onde se pode liberar o calor. O frio faz com que os vasos se estreitem (constrição) e conservem o calor do corpo.
A derme "é a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas (que recebem os estímulos que o cérebro traduz em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer).
No passo de hidratação, aposte no Sérum Facial Hialurônico Preenchedor, enriquecido com 1,5% de ácido hialurônico, ele proporciona hidratação para pele além de um tratamento de redução de marcas, reduzindo 40% nas 4 primeiras semanas de uso. Para completar, aposte no Creme Cuidado Diurno ou Creme Cuidado Noturno na sua rotina skincare.
Para limpeza facial, combine o uso do Gel de Limpeza Facial Hialurônico e a Água Micelar Hialurônico, combinados é possível proporcionar uma limpeza hidratante para pele já que os dois produtos são enriquecidos com ácido hialurônico, poderoso ativo que auxilia na hidratação facial e no combate às linhas de expressão.
A epiderme é a camada da pele mais superficial, relativamente fina e resistente. A maior parte das células da epiderme é composta por queratinócitos. Eles são formados por células na camada mais profunda da epiderme chamada camada basal. Os novos queratinócitos migram lentamente para a superfície da epiderme. Assim que atingem a superfície da pele, os queratinócitos se desfazem aos poucos e são substituídos por células mais novas que vêm da camada mais profunda.
A pele desenvolve diversas funções no corpo e podemos destacar três funções principais: proteção do organismo, ação excretora e também a função sensorial. A dermatologista Fabiana Wanick dá mais detalhes de como cada função é desempenhada no nosso corpo. “A pele tem várias funções e a principal delas é a proteção do nosso corpo. Ela reveste o nosso corpo e mantém a temperatura corporal”.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
O pelo é uma estrutura queratinizada formada por três partes básicas: a cutícula, o córtex e a medula. Todos os mamíferos apresentam corpo coberto por pelo em alguma fase da vida.
Este ciclo de crescimento do pêlo tem 3 fases, chamadas fases de crescimento. As Fases de Crescimento do pêlo são a Anágena ( crescimento) , a Catágena ( intermediária) e a Telógena ( repouso) . Os pêlos de uma determinada região estão em diversas fases de crescimento.
Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
O crescimendo do cabelo por dia? 0,5 mm/dia, ou 1,27 cm/mês, em média. Os pelos corporais por sua vez, mesmo que possuam as mesmas três fases de crescimento que o cabelo, possuem este processo todo contido em semanas.
Por exemplo, o cabelo cresce a uma velocidade que oscila entre os 0,1 e 0,5 mm por dia, enquanto que o pêlo da barba dos homens cresce, em média, cerca de 0,3 mm por dia, sempre com evidentes diferenças individuais.
Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.
Talvez você já tenha percebido que os cabelos crescem muito mais que os outros pelos do corpo. Isso acontece porque as células que produzem os pêlos dos seus braços, por exemplo, são programadas para parar de crescer a cada dois meses, o que faz com que os pêlos dos seus braços fiquem curtos.