A tríade de Virchow, composta por hipercoagulabilidade, estase venosa e lesão endotelial, permanece sendo um modelo útil para a interação de fatores genéticos e gatilhos ambientais que causam trombose.
Trazida à luz por Rudolf Virchow, patologista e político alemão, que foi considerado o pai da patologia moderna, no ano de 1884, é composta pela lesão endotelial, alterações do fluxo sanguíneo normal (turbulência ou estase venosa) e um estado de hipercoagulabilidade, que serão descritos adiante.
A tríade é: Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Conhecimento: saber o que, porque/informações. Habilidades: saber como, técnicas. Atitudes: saber ser,vontade,determinação.
As três alterações que levam à formação de um trombo (tríade de Virchow) são lesão endotelial, estase ou turbulência do fluxo sanguíneo e hipercoagulabilidade sanguínea.
A formação do trombo ocorre em razão de uma agregação plaquetária no local que sofreu injúria. Em algumas ocasiões, o trombo também pode surgir graças às alterações no fluxo sanguíneo, geralmente quando sua velocidade está diminuída.
A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por um trauma ou infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Após a coagulação intravascular, formam-se uma massa deforme de hemácias, leucócitos e fibrina.
Trombo é um coágulo —parcial ou total— que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Quando isso acontece, estamos diante da trombose, que pode se manifestar de diferentes formas.
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
A trombose pulmonar, também conhecida como embolia pulmonar, acontece quando um coágulo, ou trombo, entope um vaso do pulmão, impedindo a passagem de sangue e causando a morte progressiva da parte afetada, resultando em sintomas como dor ao respirar e intensa falta de ar.
Qual o tratamento para a trombose? Sob orientação do clínico, cardiologista ou angiologista, o tratamento é feito com substâncias anticoagulantes que dificultam a formação e crescimento do trombo e a progressão da obstrução das veias e do agravamento da doença.