EQST

Quais Os Cuidados De Enfermagem Na Realizaço De Uma Lavagem Intestinal?

Quais os cuidados de enfermagem na realizaço de uma lavagem intestinal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais os cuidados de enfermagem na realização de uma lavagem intestinal?

– Lavar as mãos; – Observar e anotar as características das fezes, o número de evacuações e as reações do paciente durante o tratamento; – Lavar e guardar o material reutilizável (cuba rim, borracha e irrigador); – Pinçar a extensão no término da lavagem, desadaptar a sonda e descartar.

O que é enema na enfermagem?

A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.

O que que significa Enema?

O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.

É perigoso fazer Enema?

Riscos ao usar um enema Pode fazer com que o conteúdo do cólon vaze para o corpo. Usando líquido muito quente ou frio: isso pode causar desconforto ou dor. O líquido em um enema deve estar à temperatura ambiente. Use a quantidade recomendada de líquido à temperatura ambiente e não use um enema com muita freqüência.

Qual o melhor remédio para lavagem intestinal?

Phosfoenema é uma solução retal, pronta para uso, indicada para o tratamento de prisão de ventre. O medicamento atua como laxativo e deve ser utilizado quando o paciente encontra dificuldades para evacuação.

Quais os riscos da lavagem intestinal?

Se a técnica não for corretamente aplicada, a lavagem intestinal implica em riscos (raros) como desidratação , infecção , perfuração do intestino, lesão do reto pela lavagem demorada e mesmo insuficiência cardíaca . Por isso, a lavagem intestinal deve, preferencialmente, ser feita por pessoal especializado.