Resposta:Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei nº 9.
Assim, o compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos deve ser orientado, sobretudo, pelas seguintes diretrizes: Corpo concebido na sua totalidade; A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; ... A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.
Dessa forma, a educação física ajuda a: Incentivar um estilo de vida saudável e ativo entre os alunos e até entre a equipe escolar; Nutrir o espírito esportivo em todos os aspectos da competição; ... Ajudar os alunos a atingir seu potencial físico em uma variedade de ambientes esportivos.
Os PCN traziam indicações de divisão por blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde e Recursos Tecnológicos. Os três deveriam ser trabalhados em todo o Ensino Fundamental.
Todos eles são essenciais para que a mesma possa ser legalmente constituída. Entre os documentos que são importantes para que uma escola efetivamente exerça sua função estão o Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular.
Veja os principais tipos de documentos escolares
É aquele que garante, indefinidamente, a identidade de cada aluno, a regularidade e autenticidade de sua vida escolar e não poderá ser descartado ou inutilizado. Se entretanto, por necessidade de espaço precisarem ser incinerados, deverão ser antes digitalizados.
Além de ser fundamental anotar a função exercida precedida pela palavra “aprendiz”, os documentos necessários para formalizar essa contratação são:
Em decorrência da conceituação legal de arquivo, o arquivo escolar será conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por escolas públicas ou privadas, em decorrência do exercício de suas atividades específicas, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Organização do arquivo escolar Ao arquivo ativo (vivo) pertencerão todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referirem a alunos matriculados, a funcionários e a professores em atividades na unidade escolar.
Vivian Staroski destaca que na hora de classificar os arquivos é importante considerar as necessidades da instituição. Há diversas formas para fazer essa organização: por data, ordem alfabética ou tipo de arquivo. “A localização dos documentos pode ser facilitada pelo uso de cores ou de etiquetas nas diferentes pastas.
4 técnicas de arquivamento
Alguns dos tipos mais comuns são os seguintes: