EQST

Quais Foram As Bases Tericas Do Labeling Approach?

Quais foram as bases teóricas do labeling approach?

A Sociologia do desvio e do controle social foi fortemente influenciada pelo interacionismo e pela etnometodologia, sendo estas a base conceitual que alçou o Labelling Approach, também conhecida como teoria do etiquetamento, teoria interacionista, teoria da reação social, teoria da rotulação.

O que é a teoria do etiquetamento social?

A Labeling Approach Theory, ou Teoria do Etiquetamento Social, é uma teoria criminológica marcada pela ideia de que as noções de crime e criminoso são construídas socialmente a partir da definição legal e das ações de instâncias oficiais de controle social a respeito do comportamento de determinados indivíduos.

O que significa etiquetamento?

1. Pôr etiqueta ou rótulo em. 2. Atribuir uma designação ou uma característica definidora a, geralmente de maneira redutora.

O que é a teoria da desorganização social?

Teorias Criminais Sociológicas Teoria da Desorganização Social: A teoria desorganização social de Clifford Shaw e Henry MacKay (1942) prega que o crime é fruto da ruptura e má estruturação das unidades familiares, que controlariam o crime.

Quais são as teorias do consenso?

As teorias do consenso (de cunho funcionalista, ou integração) dividem-se em: Escola de Chicago, a teoria da associação diferencial, a teoria da anomia e teoria da subcultura delinquente.

O que é criminalização terciária?

A criminalização terciária ocorre quando o indivíduo já está condenado por meio de um processo judicial e dá início ao cumprimento de sua pena privativa de liberdade no sistema prisional.

O que estuda a vitimologia?

Vitimologia é o estudo da vítima no que se refere à sua personalidade, quer do ponto de vista biológico, psicológico e social, quer o de sua proteção social e jurídica, bem como dos meios de vitimização, sua inter-relação com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos” (apud MOREIRA FILHO, 2004: 23).

O que é perigosidade Vitimal?

Perigosidade vitimal é um estado psíquico e comportamental em que a vítima se coloca estimulando a sua vitimização, v.g., a mulher que usa roupas provocantes, estimulando a libido do estuprador no crime de estupro.

O que é crime segundo a sociologia?

A Sociologia Criminal, segundo Fernandes e Fernandes (2002) busca explicar e justificar a maneira como os fatores do meio ambiente social atuam sobre a conduta individual, de forma a conduzirem o homem à iniciação delitiva, o crime seria um fenômeno social.

O que é a teoria da anomia?

A anomia representa a falta de lei, ou ausência de normas de conduta em uma determinada sociedade. Caracteriza-se pelo abandono das normas sociais de comportamento. A teoria tem o intuito de analisar a desorganização social nas ruas, devido às mudanças repentinas a que o cidadão dificilmente pode se adaptar.

Quais as teorias da anomia?

A anomia representa a falta de lei, ou ausência de normas de conduta em uma determinada sociedade. Caracteriza-se pelo abandono das normas sociais de comportamento. A teoria tem o intuito de analisar a desorganização social nas ruas, devido às mudanças repentinas a que o cidadão dificilmente pode se adaptar.

O que é o processo de criminalização?

A criminalidade está relacionada à prática de atos tipificados em lei como delituosos, atitudes que contrariam valores e regras sociais. Todavia, a criminalização corresponde ao processo de assimilação do indivíduo como delinquente a partir do momento em que pratica uma conduta desvirtuada.

O que é a criminalização dos movimentos sociais?

A criminalização é entendida como uma forma de legitimação da repressão estatal, mas que é insuficiente e por isso é abordado também o processo complementar de deslegitimação e incriminação dos movimentos sociais. Palavras-chave: Repressão; Crime; Ação coletiva; Deslegitimação; Incriminação.

O que é vitimização inocente?

Vitimização secundária ou sobrevitimização: entende-se ser aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, com o sofrimento adicional causado pela dinâmica do sistema de justiça criminal (inquérito policial e processo penal);

O que é Vitimologia forense?

A Vitimologia Forense, uma subárea da Criminologia, estuda o papel da vítima nos crimes, ela se consolidou internacionalmente através de pesquisas de vitimização e criação de bancos de dados que possibilitam aos investigadores cruzar informações de forma a auxiliar na captura de agressores, especialmente em casos de ...