A nutrição é um processo vital pelo qual os seres vivos, através dos alimentos, absorvem nutrientes fornecedores de energia necessária para a execução de suas atividades. A nutrição está dividida em quatro etapas....Resposta:
1º - mastigação: os alimentos são triturados para facilitar as outras etapas. 2º - o bolo alimentar vai para o esôfago, em direção ao estômago pelos movimentos peristálticos. 3º - absorção de nutrientes, água, sais pelo estômago e intestino. 4º - eliminação.
Nutrição é a ciência dos alimentos, dos nutrientes, sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde e à doença, e o pro-cesso pelo qual o organismo ingere, dige-re, absorve, transporta, utiliza e elimina as substâncias alimentares (p.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Os alimentos processados podem ser definidos como: "Alimentos modificados do seu estado original por meio de uma grande variedade de tipos de processamento, com diversas finalidades". A maioria dos alimentos consumidos passa por algum tipo de processamento nos lares, nos serviços de alimentação ou na indústria.
A definição mais simples de processamento alimentar é “uma variedade de operações através das quais os alimentos crus se tornam aptos para consumo, confecção ou armazenamento”. Desta forma, pode considerar-se que lavar, pelar, fatiar, fazer sumo ou remover as partes não edíveis são formas de processamento alimentar.
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.
A produção em escala industrial garante o acesso da alimentação básica para as populações urbanas com menor custo, alimentos mais seguros, controle da qualidade dos alimentos, conveniência para as populações urbanas, redução de perdas e desperdícios, eficiência no uso de água, energia e outros insumos.
O consumo de leite e de seus derivados fornece proteínas e minerais essenciais à promoção do crescimento e manutenção da vida para o ser humano.
O alimento é submetido a um tratamento no vapor por tempo e temperatura determinados. No entanto, nem todo alimento resiste a temperaturas mais elevadas sem perder sua consistência normal.
Resposta. Resposta: Os alimentos industrializados são aqueles que, em geral, passam por uma série de etapas, técnicas e também a adição de outros ingredientes e químicos. ... Cada um desses procedimentos citados acima possui uma função para o alimento.
A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. ... O início do processo digestivo se dá na boca, com a mastigação.
Um dos primeiros setores alimentares a processarem comida em escala industrial foi o setor frigorífico. Após a invenção de um sistema de carros frigoríficos em 1878, a carne podia ser engordada, abatida, e preparada a centenas (e mais tarde, milhares) de milhas ou quilômetros de distância do consumidor.
Os alimentos industrializados são aqueles que, em geral, passam por uma série de etapas, técnicas e também a adição de outros ingredientes e químicos....E, por isso, conservam melhor suas propriedades nutricionais, por exemplo:
Alimentos processados São os casos das conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito), compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, sardinha e atum em latinha, queijos feitos com leite, sal e coalho e pães feitos de farinha, fermento e sal.
– Alimento in natura ou minimamente processado: alimento obtido da natureza (frutas, legumes, verduras, tubérculos e ovos, por exemplo). ... – Produtos ultraprocessados: são aqueles que imitam comida, são feitos na indústria e normalmente não estão presentes na cozinha.
Qual é a diferença entre os alimentos naturais e industrializados? Os alimentos naturais são retirados de partes das plantas ou de animais. ... De forma geral, os demais produtos que consumimos são totalmente industrializados com percentual pequeno de alimento e alta adição de substâncias prejudiciais ao nosso organismo.
Entram nesse grupo legumes (adoro uma sopinha de legumes), verduras, frutas, graos, leite, carnes, frango, peixes e ovos, arroz, feijão, lentilha, frutas secas, castanhas e nozes (sem sal ou açúcar), farinhas, massas frescas e cogumelos.