Podemos caracterizar os artrópodes da seguinte forma:
O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento.
2) UFCE - Quanto à morfologia dos artrópodes, podemos afirmar corretamente: 01) O exoesqueleto é uma estrutura típica dos artrópodes. 02) Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça, tórax, e abdômen. ... 16) Entre os artrópodes, os únicos que não tem o corpo segmentado são os escorpionídeos.
Artrópodes. Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
O tipo mais conhecido é aquele presente nos artrópodes, tais como aranhas, escorpiões e caranguejos. Nesses animais, a estrutura é composta principalmente de quitina, um polissacarídio resistente.
ecdise
a muda nos artrópodes, também chamada ecdise, é um processo pelo qual o animal faz uma troca do seu exoesqueleto velho para um novo exoesqueleto. ela ocorre porque diferentemente do nosso esqueleto que é interno, o esqueleto dos artrópodes é externo. ... o intervalo de tempo entre as mudas é chamado de Instar.
Por ser muito rígido, o exoesqueleto não permite aos artrópodes o crescimento corporal, por isso esses animais trocam periodicamente o exoesqueleto para crescerem. A essa troca do exoesqueleto damos o nome de muda ou ecdise. ... Para que o animal consiga crescer novamente é necessária uma nova muda.
A ecdise é uma muda da escama ou pele dos animais que ocorre para promover a mudança do exoesqueleto do mesmo. Isto é, trata-se de um processo biológico essencial para o crescimento desse animal, permitindo que ocorra aumento de sua estrutura.
QUE SÃO ARTRÓPODES: Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulações, o podes, que significa pés patas.
Resposta: Explicação: A evolução mais notoria dos artropodes é a presença de um exoesqueleto quitinoso, segmentação, sistema circulatório aberto com hemocele e membros articulados que facilitam sua locomoção.