EQST

Quais As Formas De Descarte Do Lixo Tecnolgico?

Quais as formas de descarte do lixo tecnológico?

Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1,3 mil pontos de coleta.

Por que se preocupar com o E-lixo?

Um dos principais problemas reside no fato de que o descarte em local incorreto pode gerar diversas contaminações. O uso de aterros sanitários inadequados, por exemplo, faz com que o solo e os lençóis freáticos sejam contaminados. Em outros casos, é o ar que sofre com a poluição pela emissão de gases.

Como podemos reutilizar equipamentos tecnológicos no meio ambiente?

Reciclar: quando o aparelho deixa de funcionar e não há possibilidade de ser utilizado por outra pessoa, a opção é reciclar. Você pode entregar o aparelho no estabelecimento onde for comprar o novo ou levá-lo em alguma empresa que se dedique a recuperação de equipamentos eletrônicos.

O que acontece com o lixo eletrônico?

Quando descartado na natureza, metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel, que fazem parte da composição de alguns produtos elétricos e eletrônicos, podem entrar em contato com o solo, penetrando-o até poluir lençóis freáticos e, consequentemente, a água que consumimos.

Onde vai para o lixo eletrônico?

Esses produtos são destinados a galpões, onde passam por uma seleção e triagem, para serem utilizados novamente como matéria-prima: “Após coleta, triagem, mapeamento e descaracterização, encaminhamos este material para centros especiais voltados à sua reinserção como matéria-prima, fornecendo ainda o laudo que atesta a ...

Por que o lixo eletrônico não deve ser depositado em lixeira comum?

Mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio são apenas alguns dos resíduos tóxicos encontrados nesses produtos. ... O descarte desses produtos juntamente com o lixo comum pode gerar o vazamento das substâncias que mencionamos e contaminar o solo e os lençóis freáticos, os quais são responsáveis por boa parte da água que consumimos.

Por que não devemos descartar o lixo eletrônico em qualquer lugar?

Entenda porque é importante Portanto, não devem ser jogados fora de forma irresponsável na natureza, já que têm a capacidade de contaminar o solo e lençóis freáticos, comprometendo inclusive a qualidade da água em regiões próximas.

Como podemos reutilizar o lixo eletrônico?

Sustentabilidade Geek: Confira 10 super ideias do que fazer com o lixo eletrônico!
  1. Luminárias. Caixas de CD velhas e até mesmo teclados podem ser ótimas para criar luminárias. ...
  2. Porta copos, porta retratos. ...
  3. Quadros. ...
  4. Aquários e casinha para gato. ...
  5. Vasos. ...
  6. Porta lápis e molesquines. ...
  7. Decoração de móveis. ...
  8. Arte, muita arte.
Mais itens...•5 de dez. de 2013

Como o lixo eletrônico pode ser reutilizado para criar novas coisas?

É possível reciclar esse lixo? Já podemos adiantar que sim! Aliás, existem empresas especializadas nesse tipo de atividade — denominada manufatura reversa. Como o próprio nome sugere, tal processo consiste na coleta e no desmonte desses equipamentos, seguindo o caminho oposto ao de fabricação.

O que se faz com o lixo eletrônico?

Lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou e-lixo são termos utilizados para se referir a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, suas partes e acessórios que foram descartados por seus proprietários, sem a intenção de reutilizá-los.

Por que o lixo eletrônico é tão perigoso?

Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Depois que perdem sua função, se o descarte desse lixo eletrônico for feito de modo incorreto, esses resíduos tóxicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

Qual o principal destino do Lixo Eletrônico gerado no Brasil?

Cabos, controles remotos e outros resíduos podem ser descartados adequadamente em qualquer loja Vivo, onde há urnas específicas para esse descarte.

Como é feita a coleta do Lixo Eletrônico?

Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Coloque-o no coletor inteiro. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto e descarte na área para eletroeletrônicos.

Como é realizado o descarte do lixo eletrônico na cidade de São Paulo?

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente mantém um posto de coleta em sua sede, à rua do Paraíso, 387 - térreo, além de postos de coleta em 13 parques e dois pontos da Prefeitura, em parceria com o Movimento Greenk.

Qual o risco do descarte incorreto dos lixos eletrônicos?

O grande problema do descarte irregular são as substâncias químicas que são liberadas no meio ambiente, alguns deles são, chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, dentre outros). Ao serem dispensados irregularmente podem provocar a contaminação do solo e da água. Em contato com o ser humano, pode provocar doenças graves.