EQST

Quais As Diferenças E Semelhanças Entre Moral De Escravos E Moral De Senhores?

Quais as diferenças e semelhanças entre moral de escravos e moral de senhores?

Moral do senhor e moral dos escravos / Moralidade mestre-escravo. ... A moralidade do senhor valoriza o orgulho, força e nobreza, enquanto a moral dos escravos valoriza coisas como a bondade, humildade e simpatia.

Em que aspectos a ação moral platônica está embasada?

Platão foi fortemente influenciado por estas doutrinas, porém pregava que os conceitos morais deveriam residir simultaneamente o indivíduo e na cidade como meio de alcançar a felicidade e para fundamentar este conceito descreve um modelo perfeito de uma república como uma reprodução estendida da alma humana.

Qual é o fundamento da moral na República de Platão?

A base moral será dada pela crença em Deus. O que torna a nação forte seria Ele, pois ele pode dar conforto aos corações aflitos, coragem às almas e incitar e obrigar. Platão admite que a crença em Deus não pode ser demonstrada, nem sua existência, mas fala que ela não faz mal, só bem.

O que fala o livro A República de Platão?

A República é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.), composto por dez partes (dez livros) e aborda diversos temas como: política, educação, imortalidade da alma, etc. Entretanto, o tema principal e eixo condutor do diálogo é a justiça.

Qual a natureza da obra A República de Platão?

"A República" é uma obra extensa, dividida em dez livros, em que Platão não faz uma análise de um sistema político concreto, nem o exame de formas reais de organização da sociedade. ... O diálogo vai tratar de assuntos relacionados à organização da sociedade e à natureza da política.

Qual a importância da obra A República de Platão?

Resposta: a sua obra “A República” está localizada, uma vez que conta com uma série de diálogos socráticos. Essa obra ganhou grande importância para a comunidade filosófica e científica, uma vez que Sócrates não deixou nenhuma obra ou trabalho por escrito para que fosse estudado a fundo.

Quem foi o filósofo que para ele a educação desempenha um papel na reforma da cidade?

Concepção de educação em Platão, processo de construção do Estado na obra A República, papel da educação e sua relevância na formação de uma comunidade ideal alternativa.

Como citar a República de Platão?

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de Enrico Corvisieri.

Como é formada a injustiça para Platão?

A segunda contestação é baseada no erro do mais forte, ele pode errar fazendo algo achando que será benéfico a ele, porém acabar se prejudicando. Depois de refutado, Trasímaco apresenta uma nova tese que diz, em síntese, que a injustiça compensa e que o injusto é sempre mais feliz que o homem justo.

Que tipo de governo é proposto por Platão?

III - PLATÃO (428-347 a.C.) ... A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más).

O que é a Calípolis?

Calípolis é a cidade ideal que Platão descreve em "A República", onde o governo e os costumes estariam guiados por uma "razão superior".

O que Platão pensava sobre a educação?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

O que é o estado ideal?

Há quase 2500 anos, Platão trouxe uma concepção de cidade ou Estado Ideal, onde o ser humano possa não só viver de forma digna, mas realizar seu potencial como humano. Há não mais que 500 anos, os teóricos classificaram a sua visão como utópica, ou seja, de realização impossível.