Porque Motivo A CIF Foi Criada?

Porque motivo a CIF foi criada

A Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade (CIF) foi criada em 2001 e faz parte da família de classificações internacionais da OMS, representando um marco teórico para a reabilitação.

O modelo Biopsicossocial 

A CIF parte do conceito que há intrínseca relação entre fatores biológicos, psíquicos e sociais, resultando em um contexto em que a atividade (execução de tarefas e ações pelo indivíduo) se apresenta interligada a diferentes fatores, como:

Jornalista Inclusivo © 2023 (CC BY NC 4.0) Criado com AMOR. Mantido com PAIXÃO!

Testando conhecimentos

<strong>Testando conhecimentos</strong>

Mesmo contribuindo para o processo de integração entre diversos setores da saúde, social e da pedagogia, sua compreensão teórica, incorporação e aplicabilidade prática têm refletido essas dificuldades. Um dos dilemas apresentados, segundo IMRIE (2004), diz respeito ao esclarecimento do seu papel biopsicossocial e do significado e implicações da universalização como um princípio para orientar o desenvolvimento de políticas em relação às pessoas com deficiências.

O navegador da CIF está disponível a partir do site da OMS, e por ele é possível pesquisar conceitos e buscar pelo código ideal, os qualificadores devem ser acrescentados manualmente.

Esta comunicação tem como objetivo apresentar os pontos fundamentais desse novo modelo da Organização Mundial da Saúde, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF.

Classificação Internacional de Funcionalidade

O processo de revisão da ICIDH apontou suas principais fragilidades, como a falta de relação entre as dimensões que a compõe, a não abordagem de aspectos sociais e ambientais, entre outras. Após várias versões e numerosos testes, em maio de 2001 a Assembléia Mundial da Saúde aprovou a International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF)5.

R.J.C. é uma criança de 10 anos com síndrome de Down, que apresenta leve hipotonia, cardiopatia, e perda auditiva moderada. Atualmente usa aparelho auditivo, o que melhorou consideravelmente sua audição, é acompanhado por equipe multidisciplinar que inclui fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, além da equipe médica. Ainda apresenta dificuldades para se manter no peso adequado. Classificando de acordo com a CIF temos:

Para entender as categorias da CIF, imagine o sumário de um livro de ciências, onde você procura por informações sobre coalas, a primeira coisa que você irá procurar é o capítulo que trata do reino animal, depois disso irá seguir para o tópico que trata de mamíferos, depois o subtópico que trata de herbívoros até chegar ao que procura, o coala.

Carreiras

Carreiras

É um instrumento que classifica “domínios” da saúde e “domínios” relacionados à saúde, nos ajudando a descrever mudanças na função e na estrutura corporal, seu nível de capacidade (o que uma pessoa pode fazer em um ambiente padronizado), assim como o seu desempenho (o que ela realmente faz no seu ambiente de vida real). Estes domínios são classificados a partir de perspectivas individuais e sociais, e estão organizados em listas: 

The aim of this article is to present the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF), which comprises the "family" of classifications of the World Health Organization (WHO). This study presents the background and the process of reviewing the previous classification, the International Classification of Impairments, Disabilities, and Handicaps (ICIDH), on which the current classification was based. The framework of ICF replaces the negative perspective of impairment and disability with a positive standpoint, considering the activities that a person with alterations in body functions and/or structures can perform, and also their social participation. The functioning and impairment are determined by the environmental context where people live. The ICF represents a change on the paradigm for thinking and working impairment and disability, establishing an important instrument to evaluate the living conditions and to improve social inclusion policies. The classification has been incorporated and is being used by different professionals in several healthcare sectors. Nevertheless, it will become more adequate as it is used by a greater number of professionals working in different contexts and with a wider range of patients.

Vamos ao exemplo: A CIF não irá descrever a trissomia do cromossomo 21 presente na síndrome de Down, mas irá abordar as consequências dessa condição, os aspectos de funcionalidade e incapacidade desse indivíduo. 

Classificando a partir da CIF

O objetivo pragmático da CIF é fornecer uma linguagem padronizada e um modelo para a descrição da saúde e dos estados relacionados à saúde, permitindo a comparação de dados referentes a essas condições entre países, serviços, setores de atenção à saúde, bem como o acompanhamento da sua evolução no tempo 6.

Tags: CIF, Classificação Internacional de Funcionalidade, Enfermagem, Incapacidade e Saúde, profissionais da saúde, profissional de enfermagem, saúde pública,

Ler mais artigos

A nova CIF deixou de olhar para as pessoas com deficiência como corpos limitados e nos deu a oportunidade de modificar o contexto e construir novas narrativas, sem limites e sem barreiras. 

Um dos campos de estudo mais explorados para a aplicação da CIF tem sido a área de Medicina Física e Reabilitação, no que concerne ao acompanhamento do estado de saúde dos pacientes em tratamento12-15.

O que de positivo trouxe o surgimento da CIF?

Uma importante característica da abordagem que foi adotada na CIF é a "universalização" do entendimento de deficiência ou incapacidade, pois reconhece a população inteira como sendo passível de apresentar uma doença crônica, deficiência ou incapacidade, como uma condição humana compartilhada21.

Qual a importância da CIF para a fisioterapia?

A CIF é capaz de unificar a linguagemdiagnóstica em Fisioterapia e em outras áreas da Saúde Funcional, de forma a respeitaruma linguagem padronizada internacionalmente, criada pela Organização Mundial daSaúde.

Como a CIF e organizada?

Como a CIF é organizada? A CIF organiza as informações em duas partes. A parte 1 lida com a funcionalidade e a incapacidade e a parte 2 cobre fatores contextuais.

Quem criou o Cid?

Também conhecida como Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, ela foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1893. Entretanto, nessa época, foi chamada de “lista internacional das causas de morte”.

Em que ano surgiu o primeiro Cid?

A primeira Classificação Internacional de Doenças (CID) foi aprovada em 1893 e, desde então, vem sendo periodicamente revisada. A última, a décima revisão (CID-10), foi aprovada em 1989.

Quais as classificações das doenças?

A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (conhecida como Classificação Internacional de Doenças – CID 10) fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ...

Quais os tipos de Cid?

Confira a seguir os grupos de códigos da CID 10:

  • Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 – B99)
  • Neoplasias [tumores] (C00 – D48)
  • Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 – D89)
  • Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 – E90)

O que é o número do CID?

A nomenclatura simplificada “Classificação Internacional de Doenças” refere-se ao instrumentos de base epidemiológica que organiza informações sobre doenças, sinais, sintomas, achados anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas. A CID-10, décima versão do documento, foi aprovada em 1994.