Porque Meu Score No SPC Diferente Do Serasa?

Porque meu score no SPC diferente do Serasa

O Score de crédito é um assunto muito comentado e divulgado por nós do Seu Crédito Digital. Isso porque ele é um fator muito importante de acesso a crédito, sendo fundamental entender como funciona e quais são seus impactos para a análise de crédito. Entretanto, existem diversas questões que devem ser abordadas quando falamos de score de crédito: as diferenças de pontuação entre consumidores, que em alguns casos são significativas, e os diferentes tipos de score.

Score da Serasa vs Boa Vista Serviços

Justamente por isso, o SPC é conhecido por ser uma empresa menos rígida quando comparado ao Serasa, por exemplo. Além disso, este que é o segundo dos tipos de score de crédito que trazemos aqui, considera as seguintes dívidas comerciais em sua análise: comportamento de pagamento do cliente, informações cadastrais e busca por crédito no mercado.

Também pelo CPF, a consulta é gratuita pelo site do Serasa após a realização de um cadastro simples.

Antes de passarmos para a diferença entre Serasa e SPC, precisamos te explicar sobre o Serasa Score: uma pontuação que vai de 0 a 1000 para indicar a reputação de "bom pagador" de cada cidadão.

Qual o melhor dos tipos de score de crédito?

Qual o melhor dos tipos de score de crédito?

Dessa forma, ao invés de ver tudo se transformar em uma bola de neve, você pode ir corrigindo a situação pouco a pouco, sem se complicar mais. Para que tudo isso dê certo, é importante que você busque um acordo que realmente consiga honrar. Fazer isso online, com a Meu Acerto, te dá mais praticidade durante todo o processo.

Dessa forma, se você solicita um empréstimo, por exemplo, em uma determinada instituição financeira, ela tem o direito de utilizar o banco de dados do SPC ou Serasa antes de conceder o crédito. Fazendo, assim, a análise do seu perfil como consumidor. Com isso, a instituição tem acesso a todo seu histórico financeiro, conseguindo entender se você paga suas contas e dívidas corretamente, e o risco que poderia correr fazendo a concessão desse crédito.

Lembre-se que não existem cobranças para consultar os tipos de score de crédito e também não é possível aumentar seu score mediante pagamento. Para isso, é preciso tempo e uma série de boas práticas. À medida que seus comportamentos como consumidor melhoram, seu score também aumenta. Isso porque o score é dinâmico e leva em consideração os dados disponíveis na base de dados do SPC e Serasa no momento da consulta.

Como regularizar o nome no SPC e Serasa?

Enfim, depois de você entender mais sobre os tipos de score de crédito, podemos falar sobre as diferenças entre dois deles: o score do SPC e o da Serasa. Ambos os serviços utilizam informações tanto de adimplência quanto de inadimplência de pessoas físicas e jurídicas, buscando estruturar seu banco de dados. Sendo assim, como já explicamos, a pontuação do seu histórico financeiro pode ir de 0 a 1000, sendo representada desde baixo nível de risco (1000) até alto nível de risco (0). Ou seja, quando maior for o seu score, melhor.

Por fim, podemos concluir que ambos os tipos de score de crédito são válidos e podem ser consultados por instituições e empresas antes de conceder crédito ou fechar negociações. Entretanto, é muito mais fácil que seu score de crédito pelo SPC seja maior ou que você possua mais facilidade em aumentar sua pontuação com ele. Isso diz respeito à forma como cada um dos tipos de score de crédito constrói seu banco de dados, servindo, cada um, para situações específicas.

A organização financeira é fundamental, porque te permite avaliar possíveis gastos desnecessários e economizar para pagar o que deve, começando por aquilo que é mais urgente.

Por que é importante estar com o nome regularizado?

Por que é importante estar com o nome regularizado?

Neste texto, falaremos sobre as diferenças entre dois tipos de score: o Score de crédito do SPC e o score de crédito da Serasa. Ambos geralmente geram muitas dúvidas aos consumidores, uma vez que as pessoas não sabem a diferença real entre os dois serviços. É para isto que escrevemos este artigo, buscando ajudar você nessa distinção e explicar os melhores tipos de score para você!

A Serasa foi fundada em 1968 e é uma marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. A detentora da marca é a empresa Serasa S/A. A Serasa atua por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes.

Como vimos, existem diferenças entre SPC e Serasa, mas a razão de existir de ambos os bancos de dados é a mesma. Inclusive, você precisa saber que há outras instituições que cumprem a mesma função.

O que é o Serasa e como consultar?

O cálculo do Score apresenta um resultado compreendido entre 0 e 1000. De acordo com o resultado do Score é possível conhecer o comportamento do grupo que tem perfil equivalente ao do consumidor consultado. Além disso, é possível prever a probabilidade futura de inadimplência.

Muitos consumidores vão pesquisar o seu Score de crédito e se deparam com uma dúvida. Por que motivo o Score da Serasa e o da Boa Vista são diferentes? Por que temos uma pontuação distinta em cada birô de crédito? Como isso é possível? Tire as suas dúvidas aqui neste post.

Considerações finais

A pontuação sempre será diferente em ambas empresas – Serasa e Boa Vista Serviços. As empresas que irão conceder o crédito para você, consideram apenas uma pontuação de Score dependendo do convênio, mas são livres para utilizarem ambos os Scores, determinando um padrão para aprovarem a análise de crédito.

Sabendo o que é SPC e o que é Serasa, fica mais fácil entender a diferença entre esses dois bancos de dados que, em essência, tem o mesmo uso: verificar sua capacidade de arcar com seus compromissos financeiros.

Primeiramente, cabe ressaltar que ambas são empresas distintas, mas são birôs de crédito autorizados para funcionarem pelo Banco Central do Brasil, da mesma forma que o SPC Brasil e a Quod. Cada uma delas faz o cálculo do Score de crédito de maneira diferente. Ambas possuem banco de dados gigantescos. Entretanto, o do Serasa é um pouco maior, com informações globais.

Dicas para manter o seu Score com uma boa pontuação

Essa consulta é feita pelo CPF e basta baixar o aplicativo SPC Consumidor para acessar as informações gratuitamente.

Em todos os tipos de score de crédito, esses pontos variam de 0 a 1000, e são calculados a partir de análise de alguns fatores. Entre eles, estão restrições em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, idade do consumidor, renda mensal e estado civil. Assim, a informação do seu score de crédito ajuda você a ter um controle maior da sua vida financeira.

O Score de crédito serve apenas para auxílio na decisão para a concessão de crédito. Entretanto, o Score não é determinante na liberação de crédito, e dependerá também do seu relacionamento com determinada instituição, bem como com o mercado de crédito em geral.

Quando esses bancos de dados são usados?

Quando esses bancos de dados são usados?

O primeiro dos tipos de score de crédito é o do Serasa Score, oferecido pela empresa Serasa Experian, fundada em 1968. De forma geral, o Serasa Score realiza acordo com empresas de informações de todos os continentes, com o objetivo de disponibilizar informações de crédito para apoiar outras empresas.

Primeiramente, é importante explicarmos para você o que é o score de crédito. Como o próprio nome em inglês já aponta, o score é uma pontuação de crédito utilizada pelas instituições financeiras para definir o perfil de cada consumidor. Assim, essas informações são analisadas antes de se fornecer qualquer tipo de crédito.

Por que o score abaixa?

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no seu CPF, melhor fica a Serasa Score 2.0. O seu cancelamento também pode impactar na pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode fazer cair a pontuação.

Porque meu score baixou no Serasa?

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no seu CPF, melhor fica a Serasa Score 2.0. O seu cancelamento também pode impactar na pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode fazer cair a pontuação.